Logo E-Commerce Brasil

Os aplicativos que todo e-commerce de sucesso precisa ter

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O setor do e-commerce está em constante expansão. Já existem muitas plataformas disponíveis no mercado onde é possível criar lojas virtuais profissionais do zero. Os aplicativos funcionam para otimizar o desempenho do e-commerce.

Empreender - OVNI
(Foto: Divulgação)

Existem muitos aplicativos que cumprem as mais diversas funções para o bom funcionamento do e-commerce. Abaixo, veja alguns dos principais aplicativos da Empreender – empresa líder em soluções para e-commerce – que não podem faltar em uma loja virtual de sucesso.

Aplicativos para otimizar a Gestão do E-commerce

Recuperação de carrinhos abandonados

O abandono de carrinhos é um dos problemas mais recorrentes no e-commerce. De acordo com o levantamento realizado pela Opinion Box, 78% dos consumidores têm o hábito de abandonar o carrinho de compras.

Segundo o levantamento, o principal fator que leva os consumidores a abandonarem o carrinho antes de concluir o pagamento é o valor do frete mais alto que o esperado. Outros motivos incluem a falta de segurança no site ou a impossibilidade de usar os meios de pagamento desejados.

A boa notícia é que carrinho abandonado não significa carrinho perdido, existem algumas ações que os lojistas podem tomar para amenizar o abandono de carrinhos e recuperar alguns desses pedidos.

Algumas dessas ações incluem:

Investir na experiência do usuário tornando a navegação simples e intuitiva;
Criar descrições claras a respeito do processo de compras e pagamento;
Usar um checkout transparente no e-commerce;
Possuir avaliações na página do produto.

Em casos onde o cliente já deixou a loja, a forma mais efetiva de recuperar os carrinhos abandonados é entrando em contato com o cliente. A melhor ferramenta para isso é o WhatsApp por se tratar do aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros, além de possuir a maior taxa de abertura do mercado.

O melhor aplicativo para fazer a recuperação de carrinhos no e-commerce é o SAK. Com o SAK é possível configurar o envio de mensagens automáticas direto para o WhatsApp dos clientes quando eles abandonam o carrinho. 

Nas mensagens de WhatsApp a loja virtual pode conversar diretamente com o cliente para entender quais fatores o fizeram desistir da compra e usar algumas estratégias para reverter o problema.

Além disso, em casos de compras feitas com boleto, é possível configurar mensagens pelo SAK lembrando o cliente de fazer o pagamento.

Botão avise-me quando chegar

Conseguir fazer muitas vendas é o objetivo de qualquer lojista, o problema é quando ocorre a falta de estoque. Afinal, pior do que não converter vendas no e-commerce é conseguir converter o cliente mas perder a venda por falta de disponibilidade do produto.

Nesse caso, é fundamental que a loja possua o botão “avise-me quando chegar” ativo. Essa funcionalidade é extremamente valiosa para as lojas virtuais, pois permite que os lojistas se mantenham em contato direto com os clientes e os notifiquem automaticamente assim que o produto estiver disponível novamente em estoque. 

Com o aplicativo Cheguei, o e-commerce pode informar aos clientes do retorno do produto ao estoque via e-mail ou WhatsApp. Algumas das funcionalidades do aplicativo são:

Dados de conversão dos avisos;
Trava de segurança opcional para 50% do estoque;
Customização de e-mail e mensagem de WhatsApp;
Customização do botão.

Aplicativos para melhorar a Experiência do Cliente

A experiência do cliente é um pilar fundamental para determinar o sucesso de um e-commerce. Diz respeito a todo o contato que o consumidor tem com a marca desde o momento da descoberta até a etapa do pós-vendas.

Pouco importa se a loja virtual vende produtos de qualidade se a experiência que os consumidores tiverem for negativa. A qualidade do serviço em todas as etapas vai ditar o nível de satisfação do cliente e impactar diretamente na reputação da loja.

Alguns dos principais pilares da experiência do cliente são:

Atendimento ao cliente

O atendimento é um dos fatores mais importantes na experiência do cliente. Segundo dados da Accenture, 66% dos consumidores desistem das compras devido ao atendimento ruim.

Segundo essa mesma pesquisa, apenas melhorar o atendimento ao cliente poderia evitar 92% dos casos de desistência. Pensando em formas de solucionar isso, 91% dos entrevistados afirmam que gostariam de mais pontos de contato digitais ao fazer compras.

O WhatsApp é o melhor canal para atendimento aos clientes, pois é a rede de mensagens mais usada do país. Além de estar presente nos dispositivos móveis de 92% da população, o aplicativo possui uma entrega de 100%, e uma taxa de abertura de mensagens de 70%.

Isso garante mais agilidade e comodidade para os consumidores. Com o aplicativo SAK é possível criar uma equipe de atendimento do e-commerce completa e totalmente remota pelo WhatsApp, usando um único número, o que facilita o contato dos clientes.

Além disso, o SAK permite a automatização de mensagens, o que possibilita que os lojistas entrem em contato com os clientes para divulgar novidades, solicitar feedbacks, etc.

Dessa forma, é possível realizar um pós-vendas excepcional, outro fator fundamental na experiência do cliente e que muitas lojas do setor de e-commerce ainda ignoram.

Avaliações de Produtos

O crescimento do e-commerce expandiu as possibilidades de compras. Agora os consumidores podem pesquisar e avaliar as lojas muito mais profundamente que antes.

De acordo com uma pesquisa, 97% dos consumidores pesquisam sobre as empresas antes de se tornarem clientes, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Já segundo um estudo do Grupo Consumoteca, 80% dos consumidores consideram fundamental que a marca possua avaliações positivas dos produtos antes de efetuarem uma compra.

Esses números deixam claro a importância das avaliações na loja para a efetuação das vendas. Para se ter uma ideia da importância das avaliações, de acordo com uma pesquisa entre dois produtos idênticos, se um for avaliado com 5 estrelas por duas pessoas e o outro for avaliado 4,5 estrelas por 12 pessoas, 62% dos consumidores escolhem a opção com mais avaliações ainda que a pontuação seja menor.

Mas as avaliações não são importantes só para os consumidores. Os feedbacks sinceros das pessoas que compraram na loja são um excelente indicativo de pontos positivos da loja e do que precisa passar por melhorias.

O Lily Reviews é a solução perfeita para gerenciar as avaliações dos clientes no e-commerce. Com suas diversas funcionalidades, ele facilita a coleta e a exibição de avaliações autênticas dos produtos, fortalecendo a confiança dos consumidores e impulsionando as vendas.

Além de coletar os feedbacks dos clientes, o Lily Reviews permite a publicação de fotos e vídeos dos produtos na avaliação e, até mesmo, vídeos do TikTok.

O aplicativo possui uma interface personalizável para combinar com a identidade visual da loja. Além disso, permite a exibição de avaliações na página inicial do site, transmitindo confiança e segurança para o consumidor desde a primeira visita.

Rastreio de encomendas

O setor de e-commerce está em constante crescimento e evolução. Ainda assim, parte dos consumidores têm receio de aderir às compras online. 

Segundo a pesquisa Impactos Tecnológicos do Varejo, a falta de informação sobre acompanhamento dos pedidos é um dos motivos que mais inibem consumidores de comprar no comércio eletrônico.

Isso acontece porque, apesar de todas as facilidades das transações online, existem milhões de sites falsos aplicando golpes na internet. Por isso, é essencial encontrar meios de passar segurança para os consumidores. O rastreio de encomendas é um desses meios.

Para disponibilizar essa funcionalidade no e-commerce, os lojistas podem contar com o Rastreio.net.

O Rastreio.net é o aplicativo de rastreio de encomendas desenvolvido pela Empreender. Com esse aplicativo, os clientes recebem informações automáticas sobre a entrega dos produtos em tempo real por meio do e-mail.

Todas mensagens automáticas podem ser facilmente personalizadas pelo lojista para que atendam ao tom de voz da marca.

Além disso, o Rastreio.net possui muitas funcionalidades essenciais para os lojistas, como ranking das melhores transportadoras e gerenciamento dos status dos pedidos. 

Aplicativos de Marketing e Divulgação

Aplicar boas estratégias de marketing é essencial para divulgar o e-commerce e seus produtos. Com o crescimento do marketing digital, surgiram diversas ferramentas que tornam as ações mais efetivas e com processos sofisticados.

Atualmente, com ferramentas como gerenciadores de anúncios do Facebook e do Google, é possível criar campanhas de marketing altamente segmentadas, atingindo somente o público-alvo desejado.

Porém, para ter resultados expressivos é necessário criar campanhas de forma profissional. Alguns aplicativos para e-commerce que auxiliam nesse processo são:

Criativos e banners editáveis

Com a ampla concorrência na internet, não há espaço para amadorismo. Para chamar atenção dos consumidores e aumentar as vendas é preciso fazer anúncios profissionais.

Com o aplicativo 365 Artes os lojistas têm acesso a centenas de criativos, banners e selos feitos por designers profissionais. Todas as peças são editáveis e podem ser adaptadas às particularidades do e-commerce.

São centenas de imagens profissionais para anúncios, banners e redes sociais. Além disso, o aplicativo possui selos que podem ser usados nos produtos da loja em momentos estratégicos como promoções, produtos esgotados, etc.

Landing Page

As landing pages são páginas feitas com o objetivo de gerar uma ação específica do usuário. Os tipos mais comuns de landing pages são as páginas de captura e as páginas de vendas.

As páginas de captura tem o objetivo de coletar leads para o e-commerce, oferecendo algum benefício em troca. Geralmente, esses benefícios incluem a distribuição gratuita de um material rico, como e-book, ou algum benefício na loja como cupom de desconto exclusivo.

Possui uma lista de leads é algo extremamente valioso para o e-commerce pois permite que a loja faça um trabalho de e-mail marketing, aumentando a conversão de vendas.

As páginas de vendas tem o objetivo de promover um produto específico, ressaltando seus principais benefícios. São excelentes para divulgar lançamentos de produtos ou aquecer as vendas de determinado item.

O aplicativo Landing Page possibilita a criação de páginas profissionais de alta conversão, mesmo que o usuário não entenda nada de design e web design.

Conta com dezenas de templates prontos para serem usados, e o usuário edita tudo com o modelo arrasta e solta. Além disso, possui otimização para SEO, possibilidade de usar um domínio personalizado e diversos recursos de design que deixam a página com aparência mais profissional.

Parcerias com Influenciadores

O Marketing de Influência é uma das maiores tendências da internet. A divulgação de produtos por influenciadores digitais já se tornou um fator de peso na decisão de compra dos consumidores.

Segundo uma pesquisa da plataforma de inteligência criativa VidMob, os vídeos de anúncios dos criadores de conteúdo, são capazes de:

Aumentar as vendas em até 7.033%;
Reter mais audiência;
Aumentar o número de visualizações em cerca de 10%;
Alcançar custos menores, reduzindo em 98% o custo por pedido (CPM).

Já um estudo recente mostrou que 92% dos consumidores brasileiros seguem dicas e conselhos de influenciadores digitais. Sendo assim, fazer parcerias com influenciadores digitais é uma grande oportunidade de divulgar o e-commerce para um público engajado.

Para encontrar influenciadores digitais para fazer as divulgações dos produtos, a melhor opção é o aplicativo OVNI. 

O OVNI é o aplicativo que faz a conexão entre lojistas e influenciadores. Dentro do aplicativo o lojista cria campanhas para os produtos que deseja divulgar e os detalhes da divulgação. 

No aplicativo o lojista pode escolher características específicas que o influenciador deve possuir, como número de seguidores, formas de pagamento, tipo de campanha e em quais redes sociais será veiculada. Os influenciadores interessados entram em contato e fazem a negociação.

Tudo que o e-commerce precisa em um só lugar

O Empreender Plus é o programa de assinaturas da Empreender. Assinando o programa os lojistas podem ter acesso a todos os aplicativos da Empreender pela mensalidade de um.

Caso o lojista não queira assinar todos, é possível criar combos com os aplicativos específicos e ganhar descontos progressivos. Quanto mais aplicativos assinar, maior é o desconto.

Além disso, os assinantes do Empreender Plus têm acesso a alguns benefícios, como aulas de inglês e espanhol gratuitas, além de salas de networking que proporcionam oportunidades únicas de conexão com outros empreendedores, troca de experiências e aprendizado mútuo.
O Empreender Plus é o melhor lugar para alavancar os negócios no comércio eletrônico.