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  Redação E-Commerce Brasil

Americanas Marketplace patrocina APAS SHOW 2022, maior feira supermercadista do mundo

Wednesday, 25 de May de 2022   Read time: 7 minutes

A Americanas Marketplace patrocinou a 36ª edição da APAS SHOW, evento conhecido por ser a maior feira de alimentos e bebidas das Américas e realizado dos dias 16 a 19 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. 

A plataforma marcou presença com um estande para se conectar ao público e apresentar para empreendedores de todos os tamanhos a possibilidade de vender itens de mercado, de higiene e de conveniência nas maiores marcas da internet – a Americanas, o Submarino e o Shoptime. 

Ambientado como um grande mercado, o espaço tinha prateleiras abastecidas com frutas, verduras, legumes, cereais, chocolates, salgadinhos e muitos outros produtos de diversos segmentos, ilustrando as inúmeras oportunidades de negócio para quem se torna parceiro da Americanas Marketplace. É possível vender de tudo para o maior público do e-commerce brasileiro, formado por mais de 52 milhões de clientes ativos. 

Quem passava por lá também podia se divertir com a brincadeira da garra: os participantes manuseavam a máquina e, se pegassem uma das bolinhas, ganhavam prêmios como frete grátis, descontos e vouchers na categoria de mercado da Americanas. 

Conveniência: desafios e próximos passos 

Marco Zolet, Diretor das categorias de mercado e conveniência da Americanas S.A., foi convidado a participar do Congresso de Gestão da APAS SHOW. Com tema de “Conveniência: desafios e próximos passos para o delivery de itens essenciais”, a palestra trouxe um panorama do futuro do segmento, observando a evolução nos hábitos e preferências da sociedade e de consumo desde o início da pandemia. 

“Conveniência não é só a loja do posto de gasolina ou um site”, iniciou Marco, relembrando a definição da palavra no dicionário de Oxford. “É atender à necessidade ou gosto do consumidor”. E como garantir que as expectativas sejam não só atendidas, mas superadas? “Com entrega rápida e sortimento na hora e no jeito que o cliente quer”, listou. 

Quem experimenta não abre mão da praticidade. Marco pontuou que o frete é uma alavanca importante para o e-commerce, mas que os consumidores estão dispostos a pagar mais caro para receber itens de conveniência e alimentos com agilidade. “Eles podem estar substituindo alguma jornada, como não precisar pegar o carro para ir ao mercado”, exemplificou. “O maior ativo que a gente pode dar para o cliente é tempo”.   

A variedade do sortimento também é decisiva, qualquer que seja o segmento do lojista. “Hortifrútis, ‘atacarejos’, lojas especializadas, vinhos, bebidas, itens especiais, o consumidor deve encontrar o que quiser no momento que quiser”, reforçou. 

Outro pilar essencial é uma logística robusta, independentemente de onde o produto saia. “A partir da loja, de um centro de distribuição, dark ou side stores, uma malha logística com motoqueiros, carros, bicicletas ou tuk-tuks entrega conveniência”, disse Marco. 

O mercado da Americanas não para de crescer 

Marco mostrou que a categoria de mercado da Americanas cresceu mais de 1.500% de 2020 a 2021 e não dá sinal algum de desacelerar: só no primeiro trimestre de 2022, foi responsável por 20% dos itens vendidos em toda a plataforma digital da companhia. 

Já são 70 bandeiras de mercados parceiros, com um total de mais de 550 lojas abertas espalhadas por mais de cem cidades nos estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal, Ceará, Maranhão e Santa Catarina, com planos de chegar à região Norte ainda em 2022. 

E o que vem aí? 

Entre as tendências que vieram para ficar, Marco destacou as dark stores. Por serem uma modalidade fechada ao público e exclusiva para o delivery, esses espaços aparecem em localizações estratégicas, que facilitam a rapidez e um amplo raio de entrega. 

Outro ponto essencial é acompanhar frequentemente as mudanças de comportamento do cliente, criando diferenciação no online. Além de ações especiais para produtos que o cliente já compra no físico, uma boa experiência de navegação, atendimento e compra em poucos cliques são essenciais. 

E o O2O, que une os varejos físico ao digital, possibilita que, cada vez mais, a inteligência seja usada para multiplicar assertividade em compras e precificação, reduzir perdas, conhecer a base de clientes e melhorar o nível de serviço.  

Seja um parceiro da Americanas Marketplace, aumente as vendas e conquiste clientes com a força das maiores marcas da internet 

Leia também: Governo reduz mais 10% no imposto de importação de bens comercializados

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