O relatório anual Mobile App Trends, da Adjust, aponta o crescimento e a popularização dos aplicativos de e-commerce no mundo, com destaque para a América Latina. De acordo com o levantamento, a instalação de apps para comércio eletrônico na região aumentou em 11% até o fim de 2022, com evidência para o mês de novembro, período em que se realiza a Black Friday.
A América Latina também é a líder na quantidade de interações em aplicativos desta categoria, com crescimento estimado em 20% no período. Dentre os apps preferidos do público, o destaque foi para a Shein, que liderou, em nível global, com cerca de 229 milhões de downloads. Meshoo, Shopee, Amazon e Shopsy completam o top 5 na categoria. O e-commerce de origem argentina, Mercado Livre, fecha o ranking na décima posição.
O estudo ainda prevê que, até o fim de 2023, o crescimento seguirá de maneira consolidada, com instalações globais de aplicativos de e-commerce aumentando, ao menos, 4% em comparação com 2022. Para Daniel Simões, um app não deve ser apenas bonito, legal, com design diferenciado. Em seu artigo, o especialista diz que “o aplicativo deve ser construído e atualizado com o apoio de insights e percepções relacionados aos interesses dos compradores”.
Sobre o Mobile App Trends
O relatório, baseado em conjuntos de dados totalizando mais de 100 mil aplicativos mensurados pela Adjust, analisa alguns pontos, como:
– tendências de longo prazo em taxas globais de instalação;
– sessão;
– tempo gasto in-app;
– retenção;
– taxas de reatribuição;
Para informações, baixe o ebook completo.