A Amazon oficializou há pouco, nesta quinta-feira (27), uma queda nas tarifas relacionadas a comissão e logística do FBA (Logística da Amazon). A medida impacta 17 categorias de produtos e deve reduzir custos operacionais dos vendedores em relação ao marketplace. Além disso, espera-se que mais lojistas queiram vender na gigante norte-americana.

As taxas de comissão foram reduzidas em até 3%. Essas taxas, de acordo com a empresa, garantem que os vendedores acessem serviços como processamento de pagamentos, prevenção a fraudes e interface do vendedor Amazon.
As categorias incluídas são:
- Videogames e Consoles
- Celulares, Câmeras e Fotografia
- Papelaria e Escritório
- Instrumentos Musicais e Acessórios
- Casa e Cozinha
- Reforma de Casa
- Esportes
- Aventura e Lazer
- Indústria e Ciência
- Roupas e Acessórios
- Sapatos e Óculos de Sol
- Joias
- Relógios
- Bagagem, Bolsas e Acessórios de Viagem.
De acordo com Virginia Pavin, diretoria de Marketplace na Amazon Brasil, a medida deve impactar mais de 78 mil vendedores que atuam na plataforma, sendo 99% deles PMEs. Ao todo, eles representam mais de 18,4 milhões de produtos listados.
“A redução das taxas de comissão e logística, somada aos nossos investimentos em tecnologia e infraestrutura, demonstra nosso compromisso em proporcionar as melhores condições para que os vendedores desenvolvam seus negócios dentro da nossa loja”, afirma.
Envio da Amazon
Para a tarifário sob envios a partir do FBA, a partir de 1º de março, produtos com valor inferior a R$ 79,00 terão redução média de R$ 2,13 no envio. Na prática, o desconto médio será de R$ 2,71 por unidade em relação às tarifas padrão.
O FBA, lançado em 2020, permite que vendedores enviem seus produtos para a Amazon, que gerencia todo o processo logístico, incluindo armazenagem, entrega, atendimento ao cliente pós-venda. Além disso, os produtos enviados pelo FBA são elegíveis ao frete grátis e rápido do Amazon Prime para todo o Brasil.