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Amazon: programa de drones de US$ 2 bilhões é questionado

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Não faz muito tempo que os drones de entrega de pacotes, especificamente os da Amazon, parecia prestes a decolar assim que os órgãos reguladores certos fossem aprovados. Atualmente, no entanto, o conceito de entrega de pacotes via drone parece que pode ser um fracasso.

O programa de drones da Amazon está longe de decolar, apesar de quase uma década em desenvolvimento. A empresa fez um investimento de US$ 2 bilhões e tem uma equipe global de 1.000 pessoas trabalhando no projeto, de acordo com um relatório do Yahoo Finance sobre uma investigação da Bloomberg .

Para alguns dos especialistas no RetailWire BrainTrust comentando em uma discussão online na semana passada , as ambições fracassadas do programa de drones eram uma conclusão inevitável.

“Não sei quem está surpreso ou por que estão surpresos que não esteja ‘decolando’, escreveu Paula Rosenblum , cofundadora da RSR Research. “No Colorado, você pode comprar uma licença para derrubá-los. Eles são arriscados em um bom dia com qualquer coisa mais pesada que uma pena. Eles eliminam empregos sem uma boa razão. O que poderia dar errado?”

“A entrega por drone é ótima em conceito, mas um pesadelo na realidade”, escreveu Steve Montgomery , presidente da B2B Solutions. “Imagine o ar ao redor de sua cidade cheia de drones de diferentes empresas correndo para fazer entregas. Adicione pássaros, algumas pessoas voando drones para recreação e o que você tem é uma receita para problemas.”

A queda do drone, que pesa cerca de 85 libras, deu uma pausa nos reguladores federais. Ainda assim, a Amazon não abandonou a pesquisa e desenvolvimento de drones. O Sr. Soper vê os investimentos em andamento como parte do desejo da Amazon de reduzir o tempo de entrega de pacotes além do que foi possível até agora.

Apesar de alguns verem nuvens escuras sobre o programa de drones, muitos no BrainTrust acham que a Amazon é sensata em manter os olhos nos céus.

“Eventualmente, a Amazon e outros terão sucesso no desenvolvimento de um programa de entrega de drones e dispositivos que funcionem bem”, escreveu Bob Amster , diretor do Retail Technology Group. “Trata-se de P&D e aperfeiçoamento de uma tecnologia. Cientificamente, é possível, provável e acontecerá – em mais um ano ou dois.”

“Então, se uma bateria de carro pegar fogo ou um pneu estourar e causar um acidente, paramos de dirigir carros?” escreveu Shep Hyken , diretor de surpresas da Shepard Presentations. “Claro que não! Não consigo ver um drone com falha aterrando US $ 2 bilhões em pesquisa, desenvolvimento e testes.”

Embora alguns, como Andrew Blatherwick , presidente emérito da Relex Solutions, vejam o futuro dos drones como mais limitado.

“A tecnologia dos drones terá seu lugar na cadeia de suprimentos, mas nunca será um veículo para movimentação em massa de produtos”, escreveu Blatherwick. “A Amazon irá, se alguém puder, superar seus problemas atuais e voltar aos trilhos. No entanto, deve ser hora de analisar os prováveis ​​​​retornos dessa tecnologia.”

O programa de drones aéreos da Amazon surgiu em um momento em que a empresa estava começando a demonstrar ambições em logística em geral. Naquela época, vários outros fornecedores de logística e empresas de tecnologia começaram seus próprios pilotos de drones.

A UPS começou a testar um veículo em 2017 que funcionaria como uma base móvel de drones, permitindo que os drones decolassem do veículo, entregassem um pacote em uma porta e retornassem.

A Wing Aviation da Alphabet em 2019 começou a pilotar a entrega por drone de produtos da Walgreens WBA +1,7%, FedEx FDX +2,3%e algumas pequenas empresas em Christianburg, VA. Este mês, a empresa lançou um piloto semelhante em Dallas, TX, o primeiro em uma grande área metropolitana dos EUA

Em 2020, parecia que a pandemia poderia aumentar as perspectivas de sucesso dos drones de entrega sem contato. Naquele ano, a UPS lançou uma parceria com a CVS pilotando a entrega de medicamentos para a maior comunidade de aposentados da Flórida por meio de um drone voador. Uber UBER +0,2%também começou a testar a entrega de alimentos via drone voador.

Outros no BrainTrust da RetaiWire não têm tanta certeza de que a Amazon sairá no topo, mas veem promessa no progresso de outros inovadores.

“O programa de drones da Amazon pode falhar e queimar, mas o Walmart WMT +1,1%e outros mencionados no artigo parecem estar avançando a toda velocidade”, escreveu Carol Spieckerman , presidente da Spieckerman Retail. “Eu colocaria a entrega por drone na categoria de inevitabilidade, mas será preciso persistência, paciência e muito dinheiro para escalar”.

Para o membro da BrainTrust Joel Rubinson , presidente da Rubinson Partners, no entanto, havia questões maiores em torno dos drones que deveriam ser levadas em consideração.

“Um pouco assustador, já que os drones podem ser usados ​​para vigilância, e um pouco assustador porque os drones podem ser usados ​​para entrega de carga militar e terrorista”, escreveu Rubinson. “Agora não – o mundo está muito assustado”.

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Fonte: Forbes