Logo E-Commerce Brasil

Amazon investe US$ 21,4 bilhões em publicidade e bate recorde

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Amazon quebrou seu próprio recorde em 2024 ao investir US$ 21,4 bilhões em publicidade, consolidando-se, mais uma vez, como a maior anunciante do mundo. O valor, equivalente a mais de R$ 122 bilhões, representa um gasto médio de US$ 679 por segundo em ações de marketing.

(Imagem: Amazon/Divulgação)

Crescimento impulsionado pelo aumento das vendas

O investimento da empresa cresceu 5,4% em relação a 2023, enquanto suas vendas líquidas tiveram um avanço ainda maior, registrando um aumento de 11% no ano passado.

Além de ser a maior anunciante global, a Amazon também domina o mercado de retail media, captando US$ 56 bilhões com anúncios em seu marketplace em 2024, de acordo com seu mais recente relatório financeiro.

Amazon: evolução histórica dos investimentos em publicidade

O crescimento do investimento da Amazon em marketing se destaca quando analisado ao longo do tempo:

  • 1995: US$ 30 mil em publicidade;
  • 2024: US$ 21,4 bilhões investidos;
  • Nos últimos 30 anos, os investimentos aumentaram quase anualmente, com exceção de períodos críticos como a bolha da internet (2001-2003), a pandemia de Covid-19 (2020) e 2023.

Atualmente, a Amazon é a segunda maior varejista do mundo, atrás apenas do Walmart. Em 2024, suas vendas atingiram US$ 638 bilhões, um salto impressionante em comparação aos US$ 511 mil registrados em 1995.

Amazon: maior anunciante e vendedora de anúncios

Além de investir pesadamente em publicidade, a Amazon também domina a venda de espaços publicitários. Ano passado, a plataforma foi a preferida para investimentos em retail media por 81% das grandes marcas.

  • Em 2024, a empresa faturou US$ 56 bilhões com anúncios, representando 8,8% da receita total;
  • As vendas de publicidade na plataforma cresceram 20% em relação a 2023, reforçando a força da empresa no setor.

Com um ecossistema que abrange varejo, serviços por assinatura (Amazon Prime), publicidade e soluções de cloud computing (AWS), a Amazon continua se expandindo, tanto como anunciante quanto como vendedora de mídia.