AliExpress Russia analisa IPO após divulgar US$ 3 bilhões em volume de transações
A varejista online AliExpress Russia disse na quarta-feira (7) que uma oferta pública inicial (IPO em inglês) era uma medida possível para a empresa, que relatou um volume bruto de mercadorias (GMV) de US$ 3 bilhões para o ano fiscal de 2020-21.
Uma joint venture lançada em 2019 com a Alibaba da China e parceiros russos, o AliExpress Russia opera vendas domésticas e internacionais. A empresa disse que tem 29,1 milhões de usuários ativos por mês em seu marketplace.
O AliExpress Russia não fez uma comparação para o GMV total, que ficou em 229,3 bilhões de rublos (US$ 2,96 bilhões) no ano até 31 de março. O GMV para seus negócios domésticos cresceu 151% ano a ano para 54,9 bilhões de rublos, disse a empresa.
A pandemia de Covid-19 impulsionou o setor de comércio eletrônico da Russia, pois as restrições de saúde mantinham os consumidores em casa, mas o AliExpress Russia, que depende de transações internacionais para mais de três quartos de seus negócios, demorou mais para ver o benefício como oferta correntes ajustadas às novas restrições de viagem.
A empresa disse que um IPO é um passo possível, mas que tal decisão caberia a seus acionistas.
“Não há planos específicos para as datas — pode ser no próximo ano ou depois”, disse o AliExpress Russia.