Alibaba ajuda entrada de shoppings da Ásia em mercado virtual
Abaladas pelos efeitos esmagadores da pandemia de coronavírus, milhares de varejistas de Bangcoc à Cingapura correram para abrir lojas online em grandes plataformas de comércio eletrônico e poder sobreviver neste ano. Agora, shoppings inteiros se tornam virtuais pela primeira vez.
O Marina Square Shopping Mall – aninhado entre hotéis de luxo e atrações turísticas populares no centro de Cingapura – está trazendo mais de 30 de seus inquilinos online com a Lazada, a unidade do Alibaba no Sudeste Asiático.
É o primeiro shopping da cidade-estado a criar uma mini réplica virtual de seu shopping físico.
“É um novo conceito em Cingapura”, disse James Chang, diretor-presidente da Lazada Singapore, em entrevista. “Do ponto de vista de um shopping, isso pode ser visto como competição, mas trabalhamos nessa parceria porque fornece visibilidade e conscientização dos lojistas e do shopping offline.”
As quarentenas causaram mudanças devastadoras para o setor de varejo. Nos EUA, mais de 110 empresas pediram recuperação judicial neste ano, incluindo J.C. Penney, Neiman Marcus e J. Crew.
Em Cingapura, as vendas no varejo caíram 52,1% em maio em relação ao ano anterior, a maior queda desde que os dados começaram a ser coletados em 1986.