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Agência M3 viabiliza implantação da loja virtual da GoPro na VTEX

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Neste publieditorial, você poderá conferir o backstage da implantação do e-commerce da GoPro Brasil na Plataforma VTEX, bem como os motivos que levaram a marca a ter uma loja virtual própria, sob o olhar das tendências do mercado. Além disso, você saberá porque a empresa optou pelo software em questão e a razão de ter escolhido a Agência M3 para a viabilização do projeto.

Primeiramente, nada mais apropriado do que ressaltarmos o quadro geral do mercado e os hábitos de consumo dos indivíduos. A relevância e a participação do comércio eletrônico no Brasil vem crescendo cada vez mais. A opção de comprar online, em qualquer lugar e horário, com rapidez, simplicidade e praticidade, sem dúvidas, é muito atrativo para os consumidores contemporâneos, que estão inseridos numa rotina super agitada. E a pandemia e o consequente isolamento social só revelou e acelerou ainda mais esta realidade, pois até mesmo pessoas que tinham receio de adquirir produtos ou serviços pela internet fizeram isso pela primeira vez neste contexto.

Passando pela ótica do que o consumidor espera e procura na hora de consumir, vamos para a visão das empresas e as vantagens e a importância de estarem no mercado digital. No caso específico da GoPro — marca norte-americana pioneira no desenvolvimento de câmeras de ação –, ela ainda não apresentava uma loja virtual própria aqui no Brasil. Seus produtos eram vendidos, apenas, por outras empresas do segmento. Mas pense na expansão dos lucros que a marca poderia obter vendendo direto para o consumidor final?

Portanto, tendo em vista que o mercado digital já era uma realidade no Brasil e que a sua participação ampliaria, alcançando uma fatia ainda maior em seu segmento, a GoPro Brasil sentiu-se motivada e deu o seu primeiro passo rumo ao comércio eletrônico.

Sobre a marca

Antes de entender como foi feita a escolha da plataforma do e-commerce e dos profissionais parceiros que materializaram o projeto, conheça melhor a marca.

A GoPro é uma empresa norte-americana, precursora na fabricação de câmeras de ação. Ela possui um catálogo de produtos inovadores, incluindo acessórios e aplicativos, além das câmeras, sempre investindo em tecnologia de ponta para dar vida a seus itens. Tudo começou em 2002, quando Nick Woodman, surfista, esquiador e entusiasta de esportes automotivos, procurou uma forma melhor de filmar a si mesmo durante as suas práticas esportivas.

Baseado nisso, ele desenvolveu seu primeiro protótipo utilizando uma câmera de 35 mm e uma alça de pulso produzida com roupas velhas de mergulho e fragmentos de plástico. Atualmente, a empresa tem presença internacional, já tendo vendido mais de vinte e seis milhões de câmeras, em mais de duzentos países. Isso sem mencionar o engajamento dos consumidores da marca.

Por que a VTEX?

A escolha da plataforma de e-commerce é uma das etapas mais delicadas e desafiadoras durante o planejamento do projeto. Afinal, é uma decisão que refletirá diretamente naquilo que a loja poderá apresentar e oferecer aos seus consumidores ou não. Em relação à GoPro, era importante que: o software fosse robusto, por ser uma marca de grande porte; tivesse escalabilidade para suportar os picos de acesso e permitir que a loja expandisse cada vez mais; tenha velocidade, com objetivo de proporcionar uma boa experiência de compra e evitar desistências ou abandono de carrinho, devido à lentidão do site; e flexibilidade, a fim de oferecer uma jornada de compra personalizada e coerente com o público da marca.

Pautando-se nessas especificidades, a GoPro decidiu implantar a sua loja na VTEX, uma plataforma que opera como SaaS ( Software como Serviço), com código multi-tenant, auto escalável e extensível. Dentre outros diferenciais, ela se destaca por contar com CMS Integrado, por isso, tem alta capacidade de customização e bastante versatilidade, garantindo experiências de compra únicas.

Além disso, também apresenta velocidade e escalabilidade, assim como a marca procurava, e possui o poderoso VTEX SmartCheckout™, que torna a etapa de finalização de compra consideravelmente mais breve e simples. Com esta solução, o cadastro e o checkout, durante a primeira compra, se resumem a apenas uma página. Já a recompra, dispensa o uso de login com e-mail e senha, agilizando e descomplicando o final da jornada de compra.

A escolha da agência parceira

Outro ponto que merece bastante atenção, quando o assunto é implantação de e-commerce, é a escolha dos profissionais responsáveis por tirar o projeto do papel. É fundamental que eles tenham a expertise e a especialização necessárias para explorar os melhores recursos disponibilizados pela plataforma e, também, para desenvolverem lojas que ofereçam usabilidade e navegabilidade em prol da Experiência do Usuário (UX). E a GoPro tinha esta ciência antes de definir os seus parceiros.

Como a marca já tinha selecionado a VTEX como plataforma, era importante que a agência parceira tivesse ambientação no software e acompanhasse as tendências do mercado digital. Baseando-se nestas particularidades e de olho no portfólio da empresa, a GoPro optou pela Agência M3 para a implantação do seu e-commerce no Brasil. A M3 é VTEX Partner e está presente no Quadrante VTEX — que reúne as agências que se destacam no programa de parceiros. Além disso, é focada em User Experience e nos resultados de cada loja/cliente, com o propósito de levar os e-commerces a um próximo nível.

Lançamento do e-commerce da GoPro

O go live da loja virtual da GoPro Brasil foi realizado durante uma Live Show, no dia 29 de outubro de 2020. Além do lançamento do e-commerce, o evento apresentou a HERO9, a mais nova edição da câmera GoPro. Alguns embaixadores da marca estiveram presentes no dia, inclusive o ator Caio Castro, Atleta Oficial da GoPro.

Para dar todo o suporte necessário, Pablo Ribeiro (Diretor Geral da M3), Heraldo Ecard (Gerente do Time de Desenvolvimento), Irlon Lamblet (Responsável Técnico pelo projeto) e Marcio Gaschi (Gerente do projeto na M3) cobriram o lançamento da loja, durante a Live Show, assegurando que tudo desse certo. E, de fato, a implantação do e-commerce da GoPro foi um sucesso.

O que representou para a M3?

Pablo Ribeiro, Diretor Geral da M3, falou um pouco sobre o que a implantação da loja virtual da GoPro representou para a agência. Ele afirmou: “Sem dúvidas, foi um projeto que trouxe bastante orgulho para todo o time M3. Fazer parte de um momento como esse, tão significativo para a marca, não tem preço. Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado, que ficou totalmente coerente com o que a GoPro é e representa para o seu segmento. Através deste grande passo, a marca consolida a sua presença no mercado digital”.

Implantação de sucesso

Agora, com a loja virtual operando a todo vapor, a GoPro Brasil tem a possibilidade de ampliar as suas oportunidades no mercado. Isso sem mencionar que reforça o espírito inovador, pioneiro e contemporâneo presente no DNA da marca.