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7 métricas para mensurar o desempenho de seu Inbound Marketing

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Você está executando a sua estratégia de Inbound Marketing, isso é ótimo. Mas você sabe se ela está funcionando?

Use essas 7 métricas principais para medir e aprender o que funciona, qual tipo de conteúdo obtém os melhores resultados, os links mais valiosos, os novos cadastros de usuários – e começar a medir o seu impacto.

Aqui estão as métricas.

1- Número de domínios referência com “Dofollow”
Quanto mais domínios referenciando o seu site, maior o tráfego para ele. Se, além disso, as referências são “dofollow” (que não possuem a tag “nofollow” e permitem a indexação dos buscadores), isso ainda vai contar no Google para melhorar o seu SEO nos rankings de busca.

Existem muitas ferramentas para ajudar a controlar isso, com o ahrefs.com, e moz.com.

2- Número de links internos
Quando mais páginas com links, maiores as chances para os potenciais clientes encontrarem e visitarem mais páginas suas durante a visita em sua página.

Além disso, isso também vai aumentar o tempo de permanência e diminuir taxa de rejeição, dois ótimos indicadores para melhorar o seu SEO.

3- Ranking de resultados de busca
Verifique o seu ranking nos buscadores para suas páginas publicadas e blog. Faça isso semanalmente e veja como você está progredindo.

Você pode usar o Rank Tracker do Moz para isso.

4- Ranking de palavras-chave
Verifique o seu ranking nos buscadores para suas palavras-chave principais. Faça isso semanalmente e veja como você está melhorando aos poucos.

5- Número de leads gerados
Seu conteúdo se destina a capturar e-mails para que você possa nutrir e criar confiança em potenciais clientes com conteúdo no futuro.

Meça o quão bem você está tendo sucesso em capturar novos assinantes de e-mails em seu site.

6- Número de signups diretos
Ao passo que você constrói confiança, os seus potenciais clientes começam a ter um interesse em testar o seu produto.

Isso significa que as pessoas começam a clicar através do seu blog para a página de destino real do produto. Essas são as pessoas demonstrando o seu interesse pelo seu produto.

Meça o quão bem você está tendo sucesso em levar as pessoas a clicarem nas suas páginas através do seu conteúdo.

7- Número de ações sociais
O compartilhamento social estende o seu alcance e ajuda as pessoas a encontrarem o seu conteúdo.

Meça cada postagem do seu blog

É importante acompanhar os resultados para cada post. Isso vai ajudar você a entender que tipo de conteúdo ressoa com o seu público e obtém o melhor resultado.

Você pode começar simplesmente criando uma planilha com as seguintes colunas, e atualizá-lo a cada semana:
• Hora de publicação e autor.
• Título.
• Número de domínios referência – com dofollow.
• Inbound.
• Número de Inbound
• Ranking da página.
• Ranking de palavras-chave.
• Número de leads.
• Número de signups.
• Quantidade de ações sociais.

Fonte: Profissionais do E-commerce