66% dos brasileiros apreciam transparência no uso de seus dados
52% dos brasileiros com acesso móvel à Internet têm medo de baixar aplicativos e 42% citam a confiabilidade como fator mais importante na hora de escolher um aparelho móvel novo. Os dados são da pesquisa anual Global Consumer Trust Report, realizada pela AVG Technologies, empresa de segurança on-line com mais de 188 milhões de usuários ativos, em parceria com a MEF, a comunidade global para conteúdo e comércio mobile.
A pesquisa foca no impacto da confiança para as escolhas de serviços e produtos mobile e mostrou que os consumidores estão cada vez mais conscientes de que aplicativos e serviços móveis estão captando e utilizando suas informações pessoais para fins comerciais.
Muitas vezes esse uso é benéfico tanto para a empresa, que coleta os dados para análises de mercado, quanto para o consumidor, porque permite que o app seja fornecido gratuitamente ou por um preço baixo. No entanto, os níveis de consumo desse tipo de aplicativo vêm caindo, pois cada vez mais as pessoas sentem-se desconfortáveis compartilhando seus dados pessoais.
Para desenvolvedores e anunciantes esse deve ser um sinal de alerta: 72% dos entrevistados disse que não gosta de compartilhar dados com apps. No ano passado esse número foi 65%.
A pesquisa também mostra que metade dos consumidores pesquisados deixou de comprar, baixar, ou usar apps devido à falta de confiança.
Os principais pontos levantados pela pesquisa: