Logo E-Commerce Brasil

48% dos melhores varejistas têm área de Gestão de Risco

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Gerir riscos é uma preocupação de empresas de qualquer setor e o varejo não está de fora dessa preocupação. Considerando as 300 melhores empresas do setor, o tema está presente em áreas específicas: o Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016 mostrou que 48,3% das companhias listadas têm área dedicada à gestão de riscos.

Apesar de nem todas as companhias terem criado área semelhante, o estudo mostra que a preocupação permeia a maior parte das empresas: 89,7% delas possuem um Código de Ética e de Conduta.

E ainda há uma preocupação em disseminar a cultura da segurança: 79,3% das companhias afirmaram que existe uma cultura acerca da segurança da informação que permeie a organização como um todo. O mesmo porcentual de redes afirma que realiza avaliações periódicas de vulnerabilidade do ambiente tecnológico e de informação.

Os dados ainda mostram que 69% das melhores companhias adotam um canal de denúncias para comunicação de fraudes e de atos ilícitos. O mesmo número de companhias diz que a empresa dispõe de tecnologia e softwares contra o vazamento de informações sensíveis ao negócio.

Já 62,1% das companhias dizem que existe na empresa uma política de segurança da informação formalizada, divulgada e com treinamentos periódicos para os funcionários.

“Grande parte da gestão de riscos gira também em torno da segurança da informação, área fundamental para as companhias visto que os dados com que trabalham são sensíveis, muitas vezes dizendo respeito não só à empresa em si, como também, à sua base de clientes”, disse Eduardo Bueno, analista e economista do CIP – Centro de Inteligência Padrão, que conduziu o Ranking, em parceria com a Serasa Experian e o Insper.

Fonte: NOVAREJO