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30% dos consumidores de tecnologia fazem mais de uma compra online por mês

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Pesquisa da Officina Sophia agrupa consumidores do varejo eletrônico segundo características próprias e distintas e levando em conta a taxa de abandono do carrinho de compras. A pesquisa apresentou cinco padrões de comportamento dos consumidores no e-commerce. De acordo com a pesquisa, eles são classificados da seguinte maneira:

Experience Tech: menos fiéis, 30% desses consumidores fazem mais de uma compra online por mês. Geralmente abandonam o carrinho quando o processo de compra é demorado;

Oportunista: valoriza a confiabilidade do site em relação à entrega e fazem ao menos uma compra online por mês. Nos últimos meses, foram os responsáveis pelo segundo maior gasto médio no e-commerce – R$ 1947,00;

Experimentador: é impulsivo e o abandono do carrinho acontece quando o consumidor percebe que está gastando acima do planejado. 57% dos consumidores deste grupo fazem uma compra online ao mês;

Fiel: planeja suas compras e apresenta o menor índice de abandono de carrinho;

Negociador: pesquisa preços na internet para barganhar na loja física. Valoriza preço e variedade de produtos.

Fonte: Hermanomota