A Juniper Research em seu novo estudo, “Mobile & Online Purchases: Cards, Carrier Billing and Third Party Payment Platforms 2015-2020″, espera que em 2018 serão feitas no mundo 125 bilhões de transações de comércio eletrônico, esse volume representa 60% mais do que o previsto para 2015.
A empresa não detalhou em seu comunicado à imprensa a proporção entre vendas feitas em desktops ou em dispositivos móveis (smartphones e tablets), mas aponta como principais fatores para o crescimento o aumento da cobertura Wi-Fi e 4G no transporte público, o que permite a realização de compras durante os deslocamentos diários das pessoas para casa e trabalho; e a migração para o consumo de bens digitais, em vez de bens físicos, especialmente nas áreas de música e vídeo, com a queda nas vendas de CDs e DVDs.
Também é destacado o fato de a China ter ultrapassado os EUA como maior mercado de comércio eletrônico do mundo desde o ano passado, com US$ 450 bilhões em vendas eletrônicas. Japão, Reino Unido e França completam o ranking dos cinco maiores.
No relatório, os analistas da Juniper recomendam que os varejistas ofereçam uma experiência consistente aos consumidores independentemente do canal utilizado, reforçando o conceito de “Omni Channel“, e que estejam preparados para escalonar sua operação eletrônica em momentos de pico, para não frustrar o público.
Fonte: EXAME