Esses dias estava lendo sobre o criador da primeira máquina de pães fatiados do mundo. O inventor foi o americano Otto Rohwedder, e sua criação data de 1910. Na época, o foco foi patentear a invenção e muito pouco se buscou quanto a divulgar o produto. Assim, o pão fatiado passou a ser um produto desejado no mercado de consumo somente quase duas décadas depois, justamente quando a empresa Wonder Bread trabalhou muito forte na divulgação da oferta — e, com isto, o pão fatiado passou a ser um produto com alto volume de vendas.
O imprescindível marketing
Ao ler esta história vejo que os mercados de um século atrás passavam pelos mesmos desafios que o atual. Ou seja, na maioria das vezes não importa o quanto especial ou engenhoso é o seu produto, se você não consegue chegar nas pessoas que podem querê-lo. O marketing é, sem dúvida, um elemento fundamental para o sucesso do produto. E isto pode ser aplicado em qualquer indústria de mercado, independente do produto alvo — ou você espalha a sua oferta para as pessoas, ou o seu produto, por melhor que seja, não terá mercado para atuar.
Com o passar do tempo as empresas descobriram que a televisão era um excelente caminho para espalhar ideias e produtos, sendo um literal canhão para divulgação em massa. A minha geração foi amplamente impactada pelo marketing televisivo, tanto em produtos como em tendências de moda e até formas de agir.
Ocorre que nos últimos anos o nosso mercado passou a ser mais complexo, pois hoje a quantidade de opções que temos é extremamente superior a dos anos passados. Não sei se você conhece, mas existe uma revista chamada Hydrate, especializada em água. Imagine uma revista com 180 páginas falando tudo sobre água. Produtos, costumes, hábitos, cuidados entre… Uma infinidade de informações sobre água. Pouco anos atrás tínhamos cerca de 10 tipos de revistas para acesso à informações gerais. Hoje, olhando apenas para revistas, pense na opção da Hydrate…
A vaca rosa
Os consumidores passaram a ter muitas e muitas opções de escolha. E, inversamente proporcional, muito menos tempo disponível. Ou seja, o mercado em si tornou-se muito mais arrojado e complexo. Para ilustrar este contexto, gosto sempre de usar a parábola da vaca. Imagine você viajando de carro com a sua família para o interior da cidade. Ao longo da estrada, possivelmente verá diversos animais, a exemplo das vacas. Diante disso, é pouco provável que algum dos passageiros (salvo crianças) diga: “Nossa, olha uma vaca!”. Isso porque as vacas normalmente não são muito notáveis, como muitos outros produtos. Agora, imagine se a vaca da estrada tivesse a cor rosa. Nesse caso, provavelmente você escutaria uma colocação do tipo: “Meu Deus, uma vaca rosa, olhe isto!”. Resumindo: você precisa ser notável para ter espaço neste mercado.
Neste contexto, precisamos encontrar formas de sermos notáveis para os consumidores que desejamos, que almejamos. Para isto, o único caminho viável é entregar ao mercado a melhor experiência possível.
É preciso utilizar estratégias de marketing digital, de personalização de conteúdos e, com isso, atingir as pessoas certas, na hora certa e no formato certo. Somente com o alinhamento destas três variáveis é que seremos notáveis e teremos o retorno esperado.
E você, está fazendo algo notável? It’s up to you!