Logo E-Commerce Brasil

Vendas no e-commerce: nossa cabeça precisa estar sintonizada em soluções

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Com a COVID-19 estamos vivenciando o primeiro momento disruptivo, de fato, em vendas, da história mundial. O que significa disruptivo? Que provoca ou pode causar disrupção; que acaba por interromper o seguimento normal de um processo; interruptivo, suspensivo.

O termo foi criado pelo professor de Harvard, Clayton Christensen. Ele é usado para descrever inovações que oferecem produtos acessíveis. Criam novos mercados consumidores, desestabilizando os líderes no setor.

Diante desta realidade, a transformação tem que ser executada rapidamente. As principais ações incluem:

  • capacitar sua equipe de resposta a emergências;
  • revisar e adaptar planos de produção;
  • turbinar a flexibilidade logística;
  • e ajustar a estratégia comercial.

Espantar o medo

Agora não é o momento para se desesperar! Não devemos alimentar o medo, pois isso faria com que deixássemos de agir, executar, trabalhar e viver — e essa é a maior armadilha das nossas emoções.

Neste momento, o que profissionais de marketing não devem fazer é explorar a situação Há muitas pessoas querendo espalhar o medo, e fazer isto não é positivo para a imagem das empresas.

Para quem além do e-commerce tem loja física, antes de tudo, lembre seus clientes de que sua loja virtual está ativa e operacional, mesmo que suas lojas físicas estejam fechadas.

Hora de agir

Lembre que tudo começa com você, individualmente. Atitude e ação é o que irá diferenciar empresas e profissionais neste momento desafiador. Não espere o seu cliente, o seu colaborador, o seu parceiro de negócios, ou até mesmo o seu concorrente agir — você deve dar o exemplo.

Envolva todos os representantes de vendas on the road, que não podem mais fazer seu trabalho típico, para ligar para os clientes e configurar suas contas online. Nossa cabeça precisa estar sintonizada em soluções.

É preciso ter uma visão de futuro que transcenda o seu negócio. Pensar em ser mais útil, não apenas ao próprio empreendimento, mas à sociedade como um todo. Importe-se com as pessoas.

Confira algumas sugestões:

  • Ajude seus clientes a navegar na loja virtual e fazer seus pedidos online;
  • Ofereça aos clientes nas regiões ou sub-regiões mais afetadas descontos ou benefícios adicionais, como entrega gratuita;
  • Priorize seu estoque para clientes existentes em vez de novos visitantes que estejam procurando por um produto único;
  • Ofereça suporte a clientes que enfrentam problemas financeiros oferecendo opções adicionais de devolução ou estendendo as datas de pagamento da fatura. Torne todos os pedidos e os benefícios visíveis na loja virtual para ajudá-los a gerenciar suas finanças com mais facilidade;
  • Considere como você pode dar suporte às comunidades de seus clientes. Você pode oferecer serviços gratuitos para equipes de resposta da comunidade? Você pode reservar estoque para organizações de saúde?;
  • Destaque produtos que podem ajudar seus clientes a superar essa pandemia de coronavírus;
  • Crie uma campanha e ofereça descontos, por exemplo #fiqueemcasa, 15% de desconto.

Em tempos de transformações, devemos estar abertos a mudanças e adaptações para o novo mundo que está por vir. Crie você o futuro, mudando a sua perspectiva de acordo com os acontecimentos. Não dá mais para procrastinar, essa é a nossa grande oportunidade para nos reinventarmos como pessoas, sociedade e negócios.

Em minha opinião, é disso que se trata a venda no momento. Trata-se de ajudar, mostrar compaixão sincera e construir relacionamentos que irão durar muito além de qualquer vírus.