O último trecho das entregas ainda é um desafio para quem vende pela internet, principalmente no que diz respeito aos custos de frete. Isso porque essa etapa é responsável por pelo menos 28% do valor gasto com o transporte de encomendas. Porém, o lojista que acompanha as tendências consegue deixar o frete mais barato e competitivo.
Antes de mais nada, é importante saber que o último trecho da entrega corresponde à etapa logística em que a mercadoria sai do centro de distribuição para ser entregue ao destinatário final — ou seja, ao cliente da loja virtual.
Além dos maiores custos, é nesta etapa também que costumam aparecer a maioria dos problemas, como atrasos e avarias. Justamente por esse motivo, se torna um momento decisivo para a experiência do consumidor. Afinal, quem compra pela internet quer receber o produto o mais rápido possível e sem transtornos, não é mesmo?
Por isso, o lojista precisa estar atento às necessidades do negócio e às novas alternativas que surgem no mercado.
Alternativas para um frete mais barato no último trecho da entrega
O último trecho da entrega de encomendas não deve ser visto pelo lojista apenas como um desafio, mas também como uma oportunidade para inovação. De tempos em tempos, surgem alternativas capazes de diminuir os problemas e deixar o frete mais barato.
Neste artigo, vou falar sobre duas delas: os smart lockers e os pontos de retirada.
Smart lockers
Os smart lockers (ou “armários inteligentes”, em português) são sucesso em países como Estados Unidos e Reino Unido, mas ainda podem ser considerados uma novidade no Brasil. Apesar disso, a ideia começa a ganhar espaço por aqui, com mais empresas oferecendo o serviço, e merece toda a atenção de quem vende pela internet.
Eles são terminais inteligentes usados para postar e retirar encomendas. Geralmente, são instalados em pontos estratégicos nos centros urbanos que costumam ser lugares com grande circulação de pessoas, como estações de metrô, rodoviárias e shopping centers.
A tecnologia dos smart lockers é capaz de facilitar a vida de todo mundo, tanto das transportadoras quanto dos clientes da loja virtual. Isso porque representa uma economia de tempo e dinheiro no último trecho da entrega de encomendas.
Como a transportadora não precisa se deslocar até o endereço do cliente para fazer a entrega, o uso do smart locker torna o frete mais barato. Da mesma forma, elimina completamente a necessidade de reentrega (que é quando a transportadora precisa fazer novas tentativas de entrega no destino final).
Além disso, o cliente fica livre para buscar a encomenda no momento que desejar, sem precisar se preocupar em ter alguém no endereço para receber o pacote.
Vale destacar ainda, que o smart locker ajuda a simplificar o processo de logística reversa no e-commerce. Em vez de ir até uma unidade da transportadora, enfrentar filas e realizar a postagem do produto para troca ou devolução, o cliente só precisa deixar a mercadoria no armário inteligente e a empresa de transporte faz a coleta.
Pontos de retirada
Os pontos de retirada, outra alternativa para tornar o frete mais barato no último trecho de entrega da encomenda, são cada vez mais utilizados por grandes redes varejistas.
A ideia é bastante simples, mas eficiente! Consiste na possibilidade de, no momento da compra, o cliente decidir se quer receber a encomenda em casa ou retirar o produto em um endereço físico.
Além de eliminar os custos e problemas do último trecho, essa alternativa é capaz de atrair clientes com a gratuidade da entrega, que costuma ser oferecida pelas lojas que aderem à ideia.
Apesar de ser uma prática mais comum de grandes lojas do varejo com pontos físicos espalhados pelo país, a estratégia também pode ser adotada por lojas virtuais de pequeno e médio porte, por meio de parcerias com pontos de entrega como farmácias, mercados e lojas de conveniência, por exemplo. Algumas transportadoras, inclusive, já oferecem esse tipo de serviço aos clientes.
Como evitar problemas no último trecho da entrega
Além de estar atento às tendências e novas ideias que surgem no mercado, com algumas medidas simples e de fácil execução, o lojista pode evitar problemas no último trecho da entrega. Veja alguns exemplos:
Rastreamento de encomendas
Se o lojista ainda não tiver as condições necessárias — sejam elas financeiras ou de localização — para apostar nas alternativas apresentadas anteriormente, o rastreamento de encomendas aparece como uma solução simples que pode deixar o frete mais barato no último trecho da entrega.
Isso porque, a partir do momento em que o cliente pode acompanhar cada movimentação do pedido, ele pode também se programar para receber a mercadoria no destino final. Anulando, assim, a necessidade de novas tentativas de entrega pela transportadora. É importante lembrar que algumas empresas cobram taxas extras em caso de reentrega.
Além disso, com o rastreamento de encomendas o lojista pode identificar qualquer movimentação atípica na rota de entrega, e agir em busca de soluções antes mesmo que o problema chegue ao conhecimento do cliente. Lembrando que o último trecho da entrega costuma ser também o mais problemático, onde acontecem os atrasos.
Vale destacar ainda que, tornar o frete mais barato é importante, mas não deve ser a única preocupação do lojista. A experiência do cliente nesta etapa é fundamental para sua fidelização.
Nesse sentido, o rastreamento de encomendas é um artifício interessante, pois diminui a ansiedade pelo recebimento da mercadoria.
Soluções alternativas de entrega
Explorar soluções alternativas de entrega é outra opção para solucionar problemas e tornar o frete mais barato no último trecho.
O lojista deve lembrar que existem várias modalidades de transporte que podem ser utilizadas para otimizar as entregas em distâncias mais curtas. Além das transportadoras que utilizam carro e caminhão para as entregas, é interessante considerar as que utilizam moto, bicicleta e ônibus (por que não?).
O transporte de encomendas no bagageiro do ônibus é uma alternativa cada vez mais utilizada pelas lojas virtuais. Entre as principais vantagens, se destacam a velocidade e a pontualidade na entrega.
Geralmente, a alternativa é utilizada para envios de uma cidade para outra. E, como as viagens de ônibus tem horário certo para sair e para chegar ao destino, costumam ser também pontuais. Existem transportadoras especializadas nesta modalidade de entrega, vale procurar as alternativas disponíveis na região da loja virtual!
Opções variadas de frete
Durante este artigo apresentamos diferentes alternativas, mas podemos dizer que oferecer variadas opções de entrega na loja virtual é o primeiro passo para tornar o frete mais barato e competitivo.
Isso é bom para o lojista, que torna seu negócio mais atraente, e é bom para o cliente, que pode decidir no momento da compra o que é mais importante para ele: um frete mais econômico ou mais rápido. Aqui é importante lembrar que a entrega expressa e a entrega econômica são básicas para qualquer loja online!
Além disso, ter variadas opções de frete à disposição possibilita que o lojista realize um teste de qualidade de várias transportadoras. Ao identificar qualquer problema recorrente com uma mesma empresa, basta procurar opções melhores já ao alcance.
Mas como oferecer os serviços de várias transportadoras na loja virtual? Para isso, o lojista tem duas alternativas principais.
A primeira, é assinar contratos individuais com cada uma. Porém, esta opção pode ser muito burocrática e extremamente difícil, principalmente para novas ou pequenas lojas virtuais, que ainda fazem poucos envios por mês.
A segunda opção, e mais simples, é contratar uma plataforma de intermediação logística. Existem tecnologias no mercado capazes de solucionar várias questões importantes para a gestão logística do negócio, principalmente no que diz respeito ao último trecho da entrega de encomendas.