2019 já é passado. Fizemos uma das melhores Black Fridays do Brasil, além do mercado de e-commerce continuar crescendo dois dígitos todos os anos. E e-commerce é tudo sobre mudanças, sobre atualizações e sobre acompanhar as tendências e insights.
Como consultor, já cansei de dizer às pessoas que o primeiro passo para se tornar um bom empresário ou gerente de e-commerce é estudar. Afinal, é um mercado com menos de 30 anos que se atualiza muito rapidamente. É preciso estar a par das tendências, das tecnologias e do interesse de seus consumidores. E nada disso é possível sem estudar e entender o ambiente com que você trabalha.
Tendências e insights para 2020
Não é preciso nenhum tipo de poder sobrenatural para poder fazer algumas previsões sobre o mercado de e-commerce. De novo, é tudo sobre estudar e entender o que está se popularizando.
Entender os insights e as tendências para os próximos anos é saber entender e analisar números, estudar o público e ficar a par das novas tecnologias e facilidades.
Mídias
Não é surpresa para ninguém que os investimentos de marketing estão cada vez mais direcionados para as mídias sociais e o Google Ads.
Diferentemente de 15 anos atrás, onde havia poucos lugares para investir dinheiro dentro da internet, principalmente quando falávamos de campanhas. Hoje, existem N meios de fazer investimentos em marketing digital.
Desde Google Ads, facebook e instagram Ads até as blogueiras para fazer campanha do seu produto, esses são meios muito efetivos de planejar as campanhas. É importante ficar atento a qualquer alteração.
Automatização de processos
Estamos caminhando cada vez mais para uma era de automatização de processos. Além de agilizar o trabalho, abre espaço para você investir a mão de obra humana em outros aspectos mais necessários e que ainda não foram automatizados.
Realidade Aumentada
É ai que entra a realidade aumentada. Desde mudança de cor de paredes à arrumar os móveis desejados na sala, a realidade aumentada surge como uma solução para os consumidores em dúvida sobre a questão visual.
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Busca por voz
Fácil e simples quando você está com as mãos ocupadas, a busca por voz está se tornando tendência de pesquisas, principalmente com a onda de assistentes virtuais, como Alexa e Google Home Assistant.
Sejam pesquisas simples ou busca por preços de produtos que você ficou interessado, a busca por voz está se popularizando e vai ser uma tendência grande para o e-commerce em 2020.
Pois, uma vez que as buscas serão feitas por voz, será preciso que o Google encontre o seus produtos através das palavras por voz, ou seja, será preciso pensar nas possíveis palavras-chaves que serão utilizadas na busca, uma vez que podem ser diferentes da busca escrita.
Customização de produtos
As pessoas gostam de produtos únicos e customizados. Todos querem se sentir únicos, por isso, quem tem um e-commerce de moda é interessante começar a pensar em produtos customizados.
Além de fazer com que o consumidor sinta-se especial por ter um produto feito especialmente para ele, é um tipo de tendência a ser seguido para agradar o consumidor.
Compre aqui e retire lá
Quem não mora em prédio com portaria com certeza já passou pelo perrengue de ter que pedir ao vizinho para receber suas compras, ou então perder diversas vezes a sua encomenda porque estava no trabalho.
Opções de compra online e retirar na loja física estão ficando populares e também para retirar em locais de fácil acesso como farmácias ou supermercados.
É bom começar a se planejar também para retirada em lockers, que já estamos começando a ver aqui e ali. Em países como Japão, por exemplo, você pode retirar suas encomendas em lojas de conveniência próximas a sua residência.
Conclusão
Podíamos ficar listando diversos insights e tendências que com certeza vão desbravar caminhos em 2020, porém, é bom se preparar para as citadas acima.
Não apenas em questão de infraestrutura, mas também em questões operacionais.
Talvez, em 2020, sejamos apresentados a novas tecnologias que podem mudar o rumo do e-commerce brasileiro. Mas, por enquanto, é importante prestar atenção nessas. E prestar atenção àquilo que o seu público está aderindo.
Uma tendência pode não ser generalizada, pode afetar mais alguns segmentos que outros, por isso, estude seu público e seu negócio antes de sair fazendo mudanças radicais.
E não esqueça que o planejamento é seu melhor amigo quando falamos de e-commerce! Boas vendas e bom ano!