- Inovação
- Olhar para o outro
- Coragem
- Ousadia
- Curiosidade
- Inspiração
Sua vitrine, sua imagem, sua marca!
Todo artigo começa com um “insight” a partir de algum assunto que me chama atenção e que automaticamente vejo e traço o paralelo para o mundo do e-commerce, o mundo online.
Estava assistindo ao documentário sobre a obra do arquiteto Oscar Niemeyer e uma frase dele entrou na minha cabeça e ficou.
Num dado momento, entre tantos geniais, ele comenta como projetou a editora Mondadori em Milão (dá um google imagens para conferir). Esse projeto tem vários arcos estruturais - característica bem significativa desse grande artista – nesse caso; cada um deles com uma distância diferente entre as colunas – consegue imaginar ? Não é simétrico, não é obvio e é justamente por não ter o que é esperado que se destaca.
E a frase que o descreve: “Funcionar é essencial – é função básica, mas encantar, surpreender, fazer diferença – poesia... poesia humana... isso faz a diferença”.
Assim como a arquitetura tem que revelar a forma sem perder a função, me lancei o desafio de que paralelo eu poderia traçar para a atratividade e usabilidade das lojas virtuais.
Poxa, acho que eu compliquei a minha vida agora, não?
Talvez não, vou tentar te levar comigo. Acredito que esse paralelo pode ser muito concreto para falar sobre o layout, usabilidade, forma e função de uma loja virtual.
Assim como a simetria, textura, estrutura e o propósito são o esboço inicial de uma obra, acho que podemos pensar em que recursos uma boa vitrine necessita. Ela precisa além de cumprir sua função, facilitar a visita do cliente, otimizar o resultado do varejista: encantando o cliente, e fazendo ele voltar.
Podemos falar sobre: o contraste do botão “comprar”, quantidade de colunas de produtos, barra lateral, quick view, colocar o produto direto no carrinho ou entrar no detalhe do produto, categorias iconizadas, incluir o vídeo do produto, etc?
Todas estas decisões vão fazer diferença, sem dúvida, mas o que quero ressaltar aqui é algo que não tenho visto muito. Bem raramente escuto um elogio “rasgado” nesse campo, e por isso selecionei as palavras que eu deixaria escritas num cartaz quando estivesse construindo a minha loja: