Logo E-Commerce Brasil

Somente 45% dos gestores no Brasil estão investindo em treinamentos sobre Inteligência Artificial para seus times

Por: Martha Gabriel

Professora e Escritora

Martha Gabriel é autora dos best sellers "Liderando o Futuro", "Inteligência Artificial -- do zero ao metaverso" e "Você, Eu e os Robôs: como se transformar no profissional digital do futuro" e “Marketing na Era Digital”. Futurista pelo IFTF, engenheira (Unicamp), pós graduada em Marketing e design, mestre e PhD em artes pela ECA/USP e formação executiva pelo MIT Sloan. LinkedIn Top Voice e Colunista do MIT Sloan Management Brasil e MIT Technology Review Brasil. Professora de Inteligência Artificial na pós graduação da PUC-SP e faculty internacional da CrossKnowledge. Palestrante keynote internacional premiada, 8 TEDx. Embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm.

Os investimentos em inteligência artificial não param de crescer, mas infelizmente o ritmo de investimento em inteligência humana é bem menor.

Em um cenário em que a demanda pelo aprendizado contínuo cresce cada vez mais, uma nova pesquisa do LinkedIn apontou que, embora os líderes empresariais reconheçam que os seus funcionários necessitam de novas competências para trabalhar com a Inteligência Artificial, no Brasil apenas 45% dos gestores estão investindo no aprendizado dos seus times nesta área.

Esta tendência também é observada na Europa. No Reino Unido, apenas 44% dos gestores estão tomando medidas para melhorar os conhecimentos em IA dos seus funcionários, enquanto nos Países Baixos e na França esta porcentagem é de 36% e 38%, respectivamente.

Os dados também mostram que, por conta dos rápidos avanços na Inteligência Artificial, 8 em cada 10 (84%) gestores responsáveis pelas contratações prevêem que as lacunas de competência aumentarão nos próximos cinco anos.