
A relação das Olimpíadas com o consumidor
Se você acompanhou os jogos Olímpicos, muito provavelmente teve contato com nomes como Rayssa Leal (conhecida também como a "Fadinha do Skate''), Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Pedro Barros e Kelvin Hoefler. Estamos falando dos atletas responsáveis pelos ótimos desempenhos nas modalidades de Skate e Surf. As competições, que tiveram estreia nas Olimpíadas deste ano, chamaram a atenção do público e conquistaram pontos de audiência muito elevados (chegando aos 3,6 milhões de espectadores). Para se ter uma ideia, as buscas no Google para o termo "skate" cresceram 44% durante o período. Ou seja, estamos falando de um estilo que virou uma verdadeira tendência e ganhou o país.O crescimento do Skate Shop no e-commerce
Alguns grandes players do mercado relataram aumentos realmente expressivos relacionados ao segmento do Skate Shop. A Centauro, e-commerce de artigos esportivos, obteve um crescimento de cerca de 400% na busca de itens do mundo do skate. Além do mais, a loja virtual também conquistou uma evolução de 100% no segmento de surf. Ao mesmo tempo, o Mercado Livre, uma das gigantes do marketplace na América Latina, compartilhou informações que mostram um aumento de 50% nas vendas de skates. Outra grande referência do mercado, a Netshoes, também registrou resultados realmente impressionantes, chegando a uma expansão de 79,7% em compras no segmento de Skate Shop. Esse aumento constante de interesse atingiu não apenas as lojas, como também serviços online variados que, de alguma forma, contam com produtos relacionados a esse universo. A plataforma Get Ninjas, por exemplo, recebeu um aumento de 165% no interesse por aulas de skate durante o período olímpico. Isso ilustra o tamanho da influência que um evento desse porte pode causar no comportamento geral do consumidor, potencializando um nicho e garantindo mais faturamento para muitas lojas virtuais. Com isso em mente, no próximo tópico, vou te mostrar como aproveitar esse hype para conquistar ótimos resultados no segmento.Como ter sucesso na área de Skate Shop
Entenda o seu público
Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mente informações sobre o perfil médio do praticante de skate no Brasil. Segundo dados apresentados pelo Sponsorlink, há no país cerca de 5,2 milhões de praticantes do esporte. Destes, 57% são jovens de 18 a 29 anos, contemplando tanto a geração Z quanto os millennials. O mesmo estudo aponta que 41% desse público é composto por mulheres. Esse número deve aumentar durante os próximos tempos, graças a influência da já citada Rayssa Leal, atleta jovem que conquistou milhões de seguidores nas redes sociais durante esse período. Por meio dessas informações, você será capaz de entender as características presentes no seu público-alvo. Assim, você poderá estabelecer sua persona e definir a linguagem da sua marca.Entre de cabeça no universo do skate
Para lidar com um público tão específico, é preciso estudar e compreender as nuances do Skate Shop. Afinal, como lojista, você terá que estar por dentro de tudo que envolve esse universo:- Descubra a função e a importância de cada peça;
- Entenda as diferenças dos modelos;
- Saiba quais são as marcas mais relevantes e procuradas do mercado;
- Acompanhe campeonatos e atletas;
- Esteja por dentro das tendências;
- Faça uma imersão no mundo do Skate Shop.