O SEO pode ser facilmente categorizado como tendo quatro principais objetivos:
– Fazer com que as páginas sejam acessíveis aos rastreadores dos mecanismos de busca.
– Encontrar palavras-chave usadas pelos pesquisadores (entender seu público-alvo) e fazer com que seu site fale a língua desse público.
– Criar um conteúdo que os usuários considerem útil, valioso e digno de ser compartilhado. Oferecer uma boa experiência em seu site para aumentar a probabilidade de adquirir links e referências.
– Adquirir links editoriais de boas fontes, criando um conteúdo atrativo e utilizando as clássicas técnicas de marketing do mundo on-line.
O domínio dos ambientes das mídias sociais provavelmente será uma especialidade que a maioria dos profissionais de SEO deverá ter. No mundo das buscas, esteja certo de que sempre haverá mudanças, já que de todas as partes da Web chegam diariamente forças que afetam e alteram drasticamente as buscas.
Para ser um artista, o praticante de SEO precisa enxergar o cenário de possibilidades para um site e escolher o melhor caminho possível para o sucesso. Isso inclui: experiência em otimização de mídia social, experiência em buscas locais, experiência em otimização de vídeos, compreensão do que está por vir no mundo móvel, entre outras coisas. É muito diferente do profissional bitolado, trancado em uma sala reclusa, no final da década de 90.
Ninguém pode prever o que o futuro trará e o que será necessário para obter sucesso na divulgação de lojas virtuais e outras organizações na Web daqui a dois anos, e muito menos daqui a cinco ou dez anos. No entanto, esteja certo de que esses sites chegaram para ficar por muito tempo, que eles jamais estarão finalizados e exigirão otimização contínua, assim como qualquer outro canal de marketing direto.
SEO é arte e ciência ao mesmo tempo. Seu aspecto artístico exige criatividade, dinâmica e intuição. Os algoritmos dos mecanismos de busca são complexos demais para aplicar a engenharia inversa em cada um de seus aspectos. O aspecto científico envolve desafiar premissas, testar hipóteses, fazer observações, tirar conclusões e atingir resultados que possam ser reproduzidos. Essas duas formas de raciocínio continuarão sendo uma exigência à medida que o SEO evolui para o futuro.
A experiência em SEO será necessária por muito tempo – e ninguém é mais adequado do que o atual praticante de SEO para mapear a constante mudança dos ambientes e levar as empresas ao sucesso nesse novo cenário de contínua evolução.
*Artigo inspirado no livro ’A Arte de SEO – Teoria em Prática’.
Autor Bis2bis