O que é SEO técnico?
SEO técnico é o nome dado às estratégias de otimização da estrutura de um site. Basicamente, ele reúne um conjunto de práticas que permitem que uma página seja mais funcional e escaneável aos olhos dos robôs de busca. Quando falamos de SEO técnico, é importante olhar para outros dois conceitos que costumam gerar confusão: o SEO On Page e o SEO Off Page. O primeiro diz respeito às estratégias de otimização que podem ser diretamente controladas por você. Afinal, são realizadas em suas páginas — o SEO técnico é apenas uma parte dele. Já o SEO off page tem relação com outros domínios. Ele ocorre, por exemplo, quando algum site gera backlinks apontando para o seu. Ou seja, entra em outro universo. Todo essa introdução é fundamental para entender que o SEO técnico é o que trabalha com tudo que fica no background da página, lidando com códigos e estruturas.Importância do SEO técnico
O SEO técnico representa o início de qualquer estratégia de otimização para buscadores. Responsável direto pelo rastreamento e a indexação do seu e-commerce pelo Google, ele incrementa os códigos de linguagem de marcação, como HTML, Javascript e CSS. Usando uma linguagem menos técnica, ele funciona como uma espécie de tradutor, fazendo com que os mecanismos de busca consigam ler o seu site e indicando a eles o que deve ser lido. Essa interpretação do SEO técnico, no entanto, pode nos levar a incorrer em um erro básico: o de que ele serve apenas aos robô do Google e não dá importância para a experiência do usuário (UX - User Experience). Não se engane: a UX, mais do que nunca, deve ser o foco principal da otimização, inclusive em termos técnicos. Quando um código fica mais acessível para o Googlebot, ele também melhora para o seu cliente. Afinal, quem não quer navegar em um site rápido, responsivo e amigável para qualquer dispositivo? Tanto é assim, que o Google Page Experience vem aí em 2021 — trata-se de uma atualização no algoritmo do buscador que prioriza a experiência que a página oferece a seus usuários.O que fazer no SEO técnico?
Já falei bastante do significado e da importância do SEO técnico, certo? Agora, vamos à prática. Veja quais são as principais ações dessa estratégia.Indexabilidade
Como você pode ajudar o robô a ler o seu site e localizar todas as páginas do seu domínio, bem como evitar alguns erros de rastreamento? Um arquivo de configuração chamado robots.txt guia essa visita e indica o que deve ou não ser indexado. Ele deve ser submetido ao Google Search Console. Outro arquivo que deve seguir o mesmo caminho é o sitemap, que, como o nome sugere, oferece um mapa do site. Normalmente criado em formato XML, ele é um arquivo que conta com as páginas, os documentos e as extensões utilizadas. Sua função é ajudar os robôs a entenderem a estrutura do site. Mesmo seguindo essas etapas básicas, pode acontecer de o robô ainda ter dificuldades em rastrear suas páginas. Felizmente, por meio da mesma ferramenta Google é possível identificar eventuais falhas e corrigir esses erros. Entre os problemas mais comuns estão:- Erro 404, URL inexistente
- Bloqueio da URL pelo arquivo robots.txt
- Bloqueio da URL pela tag “noindex”
- Erros do servidor.