Como conseguir backlinks de qualidade para negócios locais

por Anastasia Sidko Quarta-feira, 15 de março de 2017   Tempo de leitura: 9 minutos

Acho que vai concordar comigo – Linkbuilding é complicado.

Encontrar novas oportunidades de links de qualidade não é fácil mas existem algumas fontes que os podem providenciar com quase 100% de garantia. Fizemos este post para compartilhar a lista desses lugares contigo.

O que é um bom backlink local?

De um lado, os backlinks locais e globais devem ser iguais. Entretanto, existe uma pequena diferença entre eles.

Para os backlinks globais, o fator mais importante que influencia a qualidade do link é a autoridade do domínio referenciador. Ou seja, quanto maior autoridade do domínio oferecendo o backlink, maior a qualidade do link.

Em SEO local, a prioridade é da relevância local e industrial. Mesmo um site com autoridade baixa, mas relevante à sua área e localização geográfica, pode oferecer boas oportunidades de linkbuilding

Com isso em mente, vamos analisar as melhores oportunidades para backlinks locais.

1. Diretórios Locais

O jeito mais fácil de explicar os diretórios online é de compará-los à lista telefônica de Páginas Amarelas. A maioria dos diretórios funciona com o mesmo algoritmo e até são chamadas de IYP – Internet Yellow Pages.

Outros, Yelp.com, por exemplo, têm público fiel e engajado, com pessoas que deixam comentários, compartilham as experiências e dão notas aos locais.

Mas os dois tipos permitem deixar informações cruciais sobre o seu negócio (nome, endereço, telefone etc) e o link do seu site.

Ao colocar seu site no diretório local lembre-se:

a) É muito importante providenciar informações de contato consistentes, isso pode influenciar o seu ranqueamento.
Verifique o Nome, endereço e telefone – essas informações não podem conter erros.

As máquinas de busca conferem as informações do diretório com as informações que constam na base de dados delas sobre o negócio e qualquer diferença pode confundi-las e motivar a diminuir o ranqueamento da empresa nos resultados de pesquisa.

b) Inscrevendo o seu negócio nos diretórios locais vá além do linkbuilding. Não se esqueça que os seus clientes podem te encontrar nos diretórios, assim que é muito importante fazer uma boa primeira impressão.

Acrescenta imagens bem-feitas, descrição da empresa otimizada e liste seus produtos e serviços.

2) Jornais Locais

Publicações nos jornais da sua cidade ou estado são uma ótima fonte de backlinks.

Para começar, os jornais estão muito interessados em notícias locais, assim que se você estiver organizando um evento ou acaba de ganhar um contrato terá uma publicação quase garantida.

Hoje em dia, quase todos os jornais têm versão online, assim que uma publicação também pode render um backlink de qualidade.

3) Associações de Empresas Locais

Existem vários benefícios de se aliar a associações de empresas locais. Você ganha oportunidades de networking, reconhecimento e apoio informacional, mas ao mesmo tempo pode conseguir backlinks. Mas os dois tipos permitem deixar informações cruciais sobre o seu negócio (nome, endereço, telefone etc) e o link do seu site.

Ao colocar seu site no diretório local lembre-se:

a) É muito importante providenciar informações de contato consistentes, isso pode influenciar o seu ranqueamento. Verifique o nome, endereço e telefone – essas informações não podem conter erros.

As máquinas de busca conferem as informações do diretório com as informações que constam na base de dados delas sobre o negócio e qualquer diferença pode confundi-las e motivar a diminuir o ranqueamento da empresa nos resultados de pesquisa.

b) Inscrevendo o seu negócio nos diretórios locais vá além do linkbuilding. Não se esqueça que os seus clientes podem te encontrar nos diretórios, assim que é muito importante fazer uma boa primeira impressão.

Acrescente imagens bem-feitas, descrição da empresa otimizada e liste seus produtos e serviços. A maioria de associações publica listas de associados com dados de contato e links.

4) Blogs Locais

Os blogueiros também andam atrás de notícias e acontecimentos na cidade, e essa é uma ótima oportunidade para conseguir uma publicação e um link.

Alguns blogs dedicam um espaço especial à avaliações de negócios locais, assim que você pode entrar em contato com eles e aparecer nas postagens. Você também pode pedi-los avaliação do seu produto ou serviço.

5) Avaliações e Comentários de Clientes e Parceiros

Caso esteja trabalhando com outras empresas, pode aproveitar e ganhar backlinks de qualidade. Funciona do mesmo jeito que os blogs: avaliação do seu negócio e compartilhamento da experiência de trabalho contigo nos sites deles.

Muitas empresas têm páginas dedicadas à fornecedores ou parceiros e é aqui que você consegue aparecer.  Você também pode oferecer a troca de links.

6) Patrocínio

Dinheiro é algo que todas os clubes, sociedades, escolas e outras organizações locais precisam. Sendo mais específico – eles precisam de patrocinadores que podem ajudar a tirar o projeto deles do papel.

E isso é uma ótima oportunidade à ganhar links e mentions valiosos para seu negócio e ao mesmo tempo fazer uma boa ação para sua comunidade.

Qualquer organização que você patrocina ficaria feliz em mencionar esse fato no site dele, dando um backlink para o seu negócio.

Isso também é uma oportunidade de ganhar exposição positiva na sua área.

7) Mais uma dica: pesquise os backlinks dos seus concorrentes

Mais um jeito de encontrar rapidamente novas oportunidades de backlinks de qualidade – analisando o perfil de backlinks dos seus concorrentes.

Com a ajuda de análise competitiva você consegue:

  • Encontrar links que podem ser recriados no seu domínio
  • Descobrir ideias de linkbuilding que você ainda não considerou (por exemplo, você pode encontrar uma listagem de negócios locais que você não conhecia, ou uma publicação que escreve sobre negócios locais)
  • Analisar as estratégias de backlinks dos seus concorrentes para poder tomar decisões mais informadas e ajustar a sua estratégia

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a fazer a análise de backlinks. As mais usadas no mercado são:

Relatório de Backlinks da SEMrush

É um verificador de backlinks muito potente, que faz parte de caixinha de ferramentas de marketing digital completa numa plataforma só. SEMrush permite não somente analisar os backlinks de concorrentes mas também analisar a qualidade de seus links, encontrar os links tóxicos e evitar punição do Google.

Ahrefs

Ahrefs opera uma base de dados extensa de backlinks e permite analisar dados relevantes de qualquer site.

Majestic SEO

Igual Ahrefs, Majestic opera base de dados cnsiderável e permite pesquisar links de qualquer domínio

Open Site Explorer

Operado por Moz, OSE é mais uma ferramenta para pesquisar backlinks e os sinais de autoridade deles.

Conclusão

Um perfil forte de backlinks é uma parte integral de visibilidade da empresa nos resultados de pesquisa locais. As oportunidades de linkbuilding, mencionados acima podem ajudar a construir um perfil de links de qualidade e melhorar os ranqueamentos. Crie a sua estratégia de linkbuilding e não se esqueça de monitorar os resultados!

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