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Rich Snippets: o que é e como utilizar?

por Thaysa Coutinho Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente lemos e escutamos muito sobre oferecer uma boa experiência ao consumidor, e muito tem se discutido sobre como aprimorar cada vez mais as técnicas já conhecidas para isso. E exatamente por se falar em aprimoramento, que vim aqui falar sobre rich snippets.

Mas o queo esses rich snippets?

Rich Snippets, traduzindo ao pé da letra, significa fragmentos ricos, e foram introduzidos pelo Google em 2009 para melhorar a experiência do usuário.

Os fragmentos nada mais são do que os resultados de pesquisa apresentados pelo Google como resposta da sua busca. Exemplificando, os snippets correspondem a fórmula: título + URL + meta description (descrição), conforme mostra o exemplo abaixo:


Tornar esses fragmentos “ricos”, implica em incluir mais informações relevantes para quem irá ler esses resumos na SERP (página de resultados do Google). Ou seja, toda informação adicional que sirva para deixar sua snippet atrativa, pode ser considerada uma técnica de rich snippets.

Mas antes de aprofundarmos o assunto em como utilizar as técnicas de rich snippets, você deve se lembrar de sempre fazer um trabalho contínuo de SEO para ficar bem posicionado no ranqueamento do Google. Sabe aquela história de queo tem lugar melhor para esconder algo do que na segunda página de pesquisa do Google? Então

Um estudo realizado pela Moz, mostra visualmente através de um gráfico a queda evidente do CTR (Click Through Rate) conforme a posição no resultado de busca. Quanto mais distante esse posicionamento, menor será o volume de cliques.

Portanto, faça continuamente um bom trabalho de SEO para estar presente na primeira página de busca orgânica, e ao conquistar uma boa posiçãoo se acomode! Estar presente na primeira página não significa que seu conteúdo será o mais clicado.

Para aumentar o volume de cliques e levar mais tráfego para o seu site, se destaque na SERP através dos rich snippets!

Como utilizar os rich snippets?

Para utilizar os rich snippets é necessário entender de programação, pois as informações devem estar presentes no código HTML do site por meio de dados estruturados, que irão classificar e organizar o conteúdo.

Isso facilita a tarefa do crawler (robô do Google), que irá ler o conteúdo e definir o que é relevante para ser exibido na SERP.

Quais os tipos de rich snippets?

Certamente, ao realizar uma busca no Google, você já deve ter se deparado com alguma das técnicas de rich snippets. Por exemplo, quando aparece as avaliações em forma de estrelas perto da URL ou quando aparece a geolocalização da sua pesquisa. Essas são algumas formas apresentadas de rich snippets, porém existem muitas outras que podem ser mais relevantes para o seu negócio.

Reviews

Uma ótima técnica para aumentar a taxa de conversão do site, uma vez que transmite credibilidade para quem está pensando em consumir um produto ou serviço, pois nada melhor do que se basear na opinião de quem já comprou para realizar uma ação.

Além da credibilidade que as avaliações (reviews) passam, as estrelas amarelas se destacam na SERP, atraindo os olhos do usuário rapidamente para o rich snippet.


Localização

Para quem tem um negócio local (mercados, lojas, restaurantes), é interessante utilizar esse tipo de rich snippet, pois além de apresentar informações mais completas sobre seu estabelecimento (endereço, horário de funcionamento, notas), ele garante uma boa visibilidade, assim como pode ser visto no exemplo abaixo:



É evidente a grande visibilidade que seu negócio irá ganhar na SERP com essa técnica.
Vale lembrar, que para aparecer dessa forma nas buscas, você precisará criar uma conta no Google Business e preencher as informações necessárias conforme for orientado pela própria ferramenta.

Sitelinks

Esse rich snippet apresenta as principais páginas internas do seu site, de acordo com a relevância e tráfego das páginas, definido pelo próprio buscador, que levará esses fatores em consideração, portanto não depende da inserção de dados estruturados.

Os sitelinks são efetivos para a a primeira posição na SERP, promovendo agilidade e relevância para quem está buscando informação, uma vez que funcionam como atalhos e diferentes portas de entradas para o seu site.



Breadcrumbs

Esse rich snippet mostra ao usuário o nível de profundidade das categorias e subcategorias do site que ele se encontra.

Você pode facilmente identificá-lo ao lado da url, em verde, conforme mostra o exemplo abaixo:


Breadcrumbs são ótimos para auxiliar em uma navegação consciente do site.

Produtos

Esse rich ajuda muito na decisão de clique do usuário, pois já mostra informações sobre o produto na SERP, assim como as avaliações, tamanho, dimensões, disponibilidade e preço.

Dessa maneira, o consumidor poderá escolher entre os links apresentados, qual passa informações mais relevantes para sua decisão.

Esses são alguns dos rich snippets mais utilizados pelos varejistas, existem outros tipos queo mais focados para imagens, eventos, receitas, tv e filmes.

Mantenha sempre seu site otimizado para SEO e aplique as técnicas de rich snippet que mais se adequam ao seu negócio, assim, além de garantir um bom ranqueamento no Google, você irá gerar mais tráfego para o seu site.

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