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SEO e desenvolvimento: por que integrar as áreas?

Por: Lucas Maranho

Fundador e CEO da liveSEO

Fundador da liveSEO, agência com foco em SEO que atende e já atendeu e-commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos. Atualmente, a marca já executou mais de 300 projetos de SEO e se destaca entre as principais agências de SEO do Brasil.

A relação entre um profissional de SEO, o departamento de TI e os desenvolvedores web de um e-commerce pode ser complexa e difícil.

Como alguém que já esteve de ambos os lados e interage regularmente com profissionais da área, entendo que isso acontece devido a: prioridades diferentes, ausência de diálogo e colaboração entre esses profissionais e suas respectivas equipes.

Por um lado, temos programadores concentrados na estabilidade e na aparência do site, mas com conhecimento limitado sobre suas funcionalidades. Por outro lado, encontramos profissionais de SEO que compreendem a importância da performance e da usabilidade, porém nem sempre possuem um conhecimento aprofundado em programação.

No entanto, é crucial entender que o trabalho desses dois grupos é interdependente, uma vez que o SEO atua sobre um site e um backoffice – o conjunto de ferramentas e funcionalidades que suporta as operações do site – previamente desenvolvidos pelos programadores. Qualquer falha ou inadequação nessa etapa inicial pode comprometer significativamente o trabalho do profissional de SEO em etapas posteriores.

Então, para que essas duas áreas trabalhem em sinergia, vamos explorar estratégias para integrá-las de maneira eficiente!

Desenvolvimento e SEO: onde se encontram?

A equipe de desenvolvimento tem um papel fundamental na construção e na manutenção de um site. Para contextualizar, ela geralmente se divide em duas áreas de atuação: front-end e back-end.

No back-end, é preciso lidar com o servidor e é onde acontece tudo aquilo que está relacionado à manipulação de dados, à lógica de negócios, à autenticação de usuários e à integração com outros sistemas e serviços. Resumindo, é aqui que é feita a integração de CRMs, plataformas e outros recursos úteis para seu e-commerce. Um ponto muito importante para a operação, mas que acaba não tendo tanta relevância para o usuário, já que não é visível a olho nu.

Diferentemente do front-end, que é a parte do desenvolvimento que o usuário final vê e com a qual interage diretamente. Essa área lida com a interface, incluindo o layout do site, a escolha de cores e fontes, a responsividade do site em dispositivos móveis, e a interação do usuário com o site.

Front-end e SEO se encontram em vários aspectos, especialmente no que diz respeito à experiência do usuário (UX). Tanto a equipe de desenvolvimento front-end quanto a equipe de SEO precisam se preocupar em criar interfaces rápidas, intuitivas e com boa usabilidade. Já o back-end e o SEO trabalham aliados na melhoria do TTFB, aplicação de redirecionamento com htaccess e outros fazem parte do back-end.

Por isso, a troca de informações, dados e metodologias pode ser muito benéfica para ambas as áreas.

Os desafios: profissionais de SEO e desenvolvedores

Embora alguns desenvolvedores reconheçam a importância do SEO, têm desafios que podem impedir a fluidez do projeto, como: falta de tempo ou recursos para implementar as alterações de forma imediata.

Além disso, os especialistas de TI podem evitar fazer alterações que possam afetar a estabilidade do site ou a infraestrutura de TI subjacente. Outro obstáculo é que as mudanças de SEO podem afetar os sistemas de TI de maneiras imprevistas. Por exemplo, alterações na arquitetura do site ou na estrutura do URL podem causar problemas de cache ou de balanceamento de carga.

Isso pode resultar em atrasos na implementação e esforços adicionais para as equipes de SEO e TI.

Colaboração entre departamentos

A colaboração é fundamental para o sucesso de projetos técnicos de SEO em larga escala. Ao unirem suas forças, essas equipes podem assegurar que todos estejam alinhados em relação aos objetivos comuns.

É crucial compreender que, embora eu esteja enfatizando a importância de a equipe de SEO implementar as mudanças relacionadas a uma campanha de SEO, isso não significa que as alterações devam ser feitas de forma isolada. As alterações propostas pela equipe de SEO devem ser submetidas a verificações. Caso a equipe de TI ou um desenvolvedor da web identifique algum equívoco, eles devem se manifestar. Por esse motivo, é importante haver uma relação compreensiva e saudável entre as equipes.

Três momentos essenciais para trabalhar em conjunto

Trabalhar em conjunto é de extrema importância em todos os momentos do desenvolvimento e manutenção de um site, pois a colaboração entre as equipes resulta em um trabalho mais eficiente e eficaz. Diante disso, existem três momentos-chave que se destacam nessa colaboração:

1. a criação do site;

2. a manutenção contínua com a inserção de novos produtos e categorias;

3. durante uma migração de plataforma.

Essas situações exigem uma cooperação estreita entre diferentes departamentos, como desenvolvedores, designers, profissionais de marketing e especialistas em SEO, para garantir que o site seja criado, mantido e atualizado da melhor forma possível, atendendo às necessidades e às expectativas dos usuários e, claro, do dono do site. Ao trabalhar em conjunto nesses momentos cruciais, as equipes podem otimizar a experiência do usuário, melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca e garantir a funcionalidade e a estabilidade do site.

Criação do site

Trabalhar com todas as equipes em sinergia evitará muitas dores de cabeça e até erros simples que durante os projetos acabamos por remediar.

Os desenvolvedores trabalham em conjunto com os designers para traduzir a visão e os objetivos do projeto em uma interface atraente e funcional. Os profissionais de marketing e SEO fornecem insights sobre a estrutura do site, a pesquisa de palavras-chave e a otimização para os mecanismos de busca. A colaboração nessa fase garante que o site seja projetado de forma coesa, com uma arquitetura de informação clara, layout intuitivo e uma experiência de usuário agradável.

Nada como criar um site pensando em otimização, ou seja, categorias bem estruturadas em níveis, cores, banners responsivos e criação de páginas organizadas.

Além de possibilitar o lançamento de um site mais tranquilo, será possível dedicar atenção à manutenção inteligente dele, sem precisar “apagar incêndios” a todo momento.

Manutenção contínua: inserção de novos produtos e categorias

Na fase de manutenção contínua do site, a inserção de novos produtos e categorias requer proximidade entre as equipes. Os desenvolvedores desempenham um papel crucial ao garantir que o site tenha a infraestrutura adequada para suportar cadastros de novos produtos, páginas etc. Eles trabalham em conjunto com o marketing para compreender as necessidades específicas de cada produto e categoria, garantindo que sejam integrados de maneira eficiente ao site existente.

Durante esse processo, é importante considerar a necessidade de redirecionamentos (redirects). Os redirects ajudam a direcionar corretamente os visitantes e os rastreadores para as novas páginas de produtos e categorias. Nesse caso, o time de SEO colabora com os desenvolvedores para garantir que os redirecionamentos sejam configurados corretamente, evitando links quebrados e preservando o tráfego e a autoridade de busca conquistados anteriormente.

Além disso, o SEO de conteúdo busca produzir descrições atraentes e relevantes para os novos produtos e categorias.

Migração de plataforma

Boa parte dos e-commerces esquecem a importância de envolver o time de SEO na migração de plataforma. E mais uma vez digo: por que remediar quando se pode prevenir?

O time de SEO tem um papel importante em auditar o site e prepará-lo para uma migração, levantando todas as ações e atividades que precisam ser realizadas durante essa grande mudança.

Uma migração de plataforma bem executada, envolvendo times de desenvolvimento e SEO, pode evitar consequências, como:

– Perda de autoridade do domínio

– Perda de indexação

Problemas de conteúdo duplicado

– Piora na performance de velocidade

– Problemas no rastreio

– Problemas de migração de tags e metadados

O que é de quem?

Se levarmos em consideração todas as atividades que devem ser implementadas, em devido momento elas poderão ser divididas entre as áreas. Para trazer isso de uma forma mais visual, criei uma tabela que divide “o que é de quem”, afinal, um precisa do outro para prosperar nesse projeto. Confira:

No fim das contas, não importa quem executou o trabalho, desde que os objetivos e os resultados sejam alcançados, embora seja mais eficiente quando a equipe de SEO fica responsável por implementar as mudanças em SEO.

Por que o SEO deve liderar as implementações?

Os profissionais de SEO são altamente capacitados para liderar as implementações, graças ao seu conhecimento especializado e à sua experiência em estratégias de SEO.

Eles desempenham um papel fundamental ao garantir que as mudanças sejam realizadas corretamente desde o início, fornecendo orientações claras para as equipes de desenvolvimento e TI sobre o impacto das mudanças de SEO e como implementá-las com eficácia.

Ainda, esses especialistas têm a capacidade de priorizar as mudanças de SEO e assegurar sua implementação imediata, o que é especialmente crucial em situações de mudanças ou atualizações significativas nos sites, uma vez que atrasos nesse processo podem ter um impacto negativo…

Conclusão

A colaboração entre as equipes de desenvolvimento, SEO e TI é fundamental em todos os momentos do ciclo de vida de um site, desde a criação até a manutenção contínua e migrações de plataforma. Trabalhando juntas, essas equipes podem garantir um site visualmente atraente e funcional, uma arquitetura de informação clara, uma experiência de usuário agradável e, ao mesmo tempo, ter uma boa classificação nos buscadores.

No final das contas, a união das forças pode levar ao aumento do tráfego e da visibilidade e a uma melhor experiência para os usuários!