Logo E-Commerce Brasil

Saiba como realizar a gestão de estoque em marketplace

Por: Thainara Carvalho

Jornalista e analista de conteúdo, apaixonada por boas histórias, sempre em busca de conteúdos de valor para empresas e pessoas.

Não é novidade que a compra via internet caiu no gosto do brasileiro. Fato é que os resultados no país estão chamando atenção para além das nossas fronteiras.

Prova disso é o recente levantamento da CupomValido, que mostra o Brasil como líder no ranking de crescimento das vendas digitais. Foram mais de R$ 161 bilhões em vendas apenas em 2021, um salto de 26% se comparado ao ano anterior. E 2022 segue pelo mesmo caminho, podendo crescer mais 20%, de acordo com as projeções do mercado.

O marketplace deixou de ser tendência para se tornar uma realidade quando o assunto é comércio virtual. Afinal, através desses espaços, milhares de fornecedores podem colocar os seus produtos à venda com uma visibilidade que possivelmente não conseguiriam atuando de forma individual.

Para quem opera o marketplace, a preocupação é potencializada. Isso porque ela coloca à frente a credibilidade da própria marca para contemplar o cliente em todas as etapas de venda.

O fornecedor também precisa estar atento, principalmente aquele que opera em mais de um canal de vendas simultaneamente. É preciso garantir automação dos processos para que, quando uma compra for efetivada, o produto esteja disponível para envio de forma rápida e segura.

Por esse motivo, não é permitido falhar na gestão de estoque para marketplace.

Confira algumas dicas para gerir o estoque no marketplace

Realizar a gestão de estoque para marketplace pode ser uma tarefa desafiadora. Por isso, separamos algums dicas para te ajudar. Veja só.

Controle a entrada e a saída

Essa pode ser chamada de regra número 0. O mais importante de tudo é saber o tamanho do estoque de determinado produto e quanto dele é vendido. Compreender esse fluxo é essencial para manter a oferta ao cliente e não ocupar espaços desnecessários no armazenamento. Ou seja, gaste energia com aquilo que dê resultado.

Vender em mais de um canal de vendas? Unifique o controle

Essa é para o fornecedor que vende online para mais de um marketplace. É crucial que o controle de vendas de cada espaço esteja integrado com o seu estoque único. Isso vai evitar que um produto seja vendido em duas lojas, mas que exista apenas estoque para atender a uma das vendas.

Cadastre os produtos

Utilize catálogos para organizar os produtos dentro do seu espaço físico. Para isso, crie códigos de cadastro para cada item e automatize todos os processos.

Por que devo me preocupar tanto com a gestão de estoque para marketplace?

Se o volume de vendas via internet aumentou significativamente, impulsionado inclusive pela pandemia, o mesmo pode se dizer da concorrência. São milhares de lojas virtuais disputando espaço e a atenção do cliente, diariamente, a todo o momento.

É por essa razão que a gestão de estoque para marketplace pode ser o diferencial necessário para atrair a atenção e potencializar as vendas. Isso porque um controle bem feito garante melhor compreensão sobre o próprio negócio, possibilitando assim o planejamento de outras estratégias.

Veja algumas vantagens de manter um bom controle de estoque:

    E para você, empreendedor, a gestão do estoque é uma preocupação?

    Muitos empreendedores já se atentaram sobre a importância de manter o estoque sob controle. E vários, inclusive, já adotam estratégias para aperfeiçoar suas operações. Esse é o seu caso? Conte para nós o que você fez para melhorar o seu controle.