Um dos principais dilemas de quem vai empreender no setor de e-commerce é em relação à escolha da plataforma para desenvolver a loja virtual do seu negócio. O mercado disponibiliza as mais diversas soluções para todo o tipo de empresa – desde os grandes players até os lojistas mais amadores.
No entanto, para quem pretende, de fato, se profissionalizar e crescer, a escolha torna-se ainda mais delicada e determinante para o sucesso do empreendimento.
Duas das soluções mais populares em plataformas de e-commerce são Saas e as “open source”.
A primeira é uma constante opção para quem está entrando neste universo e não possui tanto capital para investimento, uma vez que é mais em conta. Além disso, pode representar comodidade para o empreendedor, já que ele não precisará se preocupar com questões de infraestrutura, atualizações de software ou data center, pois tudo isso ficará a cargo da empresa contratada.
Por outro lado, existe a possibilidade de optar por uma plataforma “open source”. Atualmente, a mais popular do mercado é o Magento, que é líder tanto no cenário externo quanto interno. Este tipo de plataforma, no início do planejamento de uma loja virtual, surge constantemente para o empreendedor como aquela que necessita de maiores investimentos e, talvez, por isso, cause um certo receio.
No entanto, existem diversos outros fatores que podem ser decisivos nesta escolha e devem ser levado em conta.
Uma das principais desvantagens de uma plataforma Saas, por exemplo, é o fato de ela poder facilmente ficar engessada, já que tem certos limites de desenvolvimento e escalabilidade. Ou seja, se o nível de customização do negócio for muito alto ou se ele crescer muito rapidamente em volume de produtos e tráfego, é bem provável que o servidor não dê conta do recado e tire a loja do ar constantemente.
Para uma loja que opera exclusivamente online, a ideia de ficar fora do ar não parece ser muito agradável, tanto em relação à concorrência quanto perante aos clientes, que terão sempre que encarar a famigerada mensagem “loja em manutenção” (ou qualquer outra frase neste sentido).
O Magento, por outro lado, é das plataformas com maior nível de customização e escalabilidade. Por ser “open source”, a plataforma conta com uma extensa comunidade de desenvolvedores ao redor de todo o mundo trabalhando em diversos tipos de avanços.
No entanto, é preciso tomar o cuidado de contratar uma empresa de desenvolvimento que acompanhe as novidades do mercado, que tenha uma boa estrutura de colaboradores capacitados, no caso, em Magento, e que apresente cases significativos no portfólio.
Caso esta não seja uma opção, há a possibilidade de ter uma equipe de desenvolvimento interna. Neste caso, é preciso, também, tomar o cuidado de se atentar para o ritmo e as tendências de mercado.
É necessário ressaltar, no entanto, que ambas as plataformas têm suas particularidades, sempre levando em consideração os objetivos de cada empreendedor, seu poder de investimento e as características do negócio.
Em todo caso, a premissa básica é o estudo, a pesquisa e a reflexão. Antes de determinar a plataforma da sua loja, converse com outros empreendedores virtuais, discuta as possibilidades com os prestadores de serviços, exponha suas expectativas e certifique-se de escolher a opção adequada para o seu negócio, que possa dar base para o crescimento que você almeja.