- Capacidade de aprender: quão fácil é para os usuários realizarem tarefas básicas em uma visita ao site pela primeira vez.
- Eficiência: com que rapidez os usuários podem executar tarefas no site, como busca, pedido e checkout.
- Capacidade de lembrança: com que rapidez os usuários podem restabelecer a proficiência com busca e navegação após um período de não utilização do site.
- Erros: quantos erros os usuários cometem, quão graves eles são e se o usuário pode se recuperar a partir desses erros (tais como erros de conteúdo, erros de ortografia e afins).
- Satisfação: o que os usuários tiram do design de forma adequada, o que é fundamental para a usabilidade eficaz do site.
Recursos de usabilidade para o comprador online de mais de 65 anos
Muitos de nós conhecemos alguém de mais de 65 anos que está hesitante em fazer compras online, ou até mesmo usar um computador ou smartphone. Isso leva à percepção comum de que os usuários acima de 65 anos são resistentes a se adaptar às novas tecnologias. No entanto, alguns estudos mostram que mais de metade do mercado sênior se integrou na experiência do e-commerce e está continuamente abraçando essa “nova” forma de fazer compras.
A partir de 2012, 19 milhões de idosos americanos se tornaram ávidos usuários de Internet, e esse número vem crescendo 16% ao ano na última década. De acordo com um estudo recente do Pew Research Center, isso é mais da metade da população idosa, cerca de 55%!
Já que fazer compras online se torna tão rotineiro e fácil como a verificação de um e-mail, não é de admirar que a maioria do mercado sênior tem realmente abraçado essa mudança em direção à navegação e compra online. E para alguns idosos com dificuldade de locomoção ou renda fixa – ou aqueles que estão procurando uma maneira conveniente para navegar rapidamente em várias lojas – os benefícios das compras online estão se tornando ainda mais evidentes. As conveniências de se comprar em casa, juntamente com a oportunidade de comparar os preços online, estão dirigindo esse mercado para empurrar os limites de seus hábitos de compras normais.
Varejistas online reconheceram essa mudança em favor das compras online para a faixa demográfica de mais de 65, e estão fazendo um esforço maior para atender a esse mercado, que inicialmente era mais lento para adotar. Sites como Hoveround.com, Jaystrongwater.com e AARP demonstraram a implementação de determinadas características de design necessárias e importantes para os idosos.
Jakob Nielsen, em seu artigo “Idosos como usuários da Web”, observou que as empresas que redesenham seu site para dar aos idosos uma experiência de usuário com qualidade semelhante à dos usuários mais jovens podem fazer 35% mais negócios com eles. Usabilidade do site é o aspecto mais importante de qualquer site do varejista, como reconhecido pela Nielsen em sua pesquisa. Segundo o estudo, existem cinco componentes principais que levam ao sucesso de usabilidade do site: