Psicologia das cores e sua influencia no e-commerce

por Josele Delazeri de Oliveira Quinta-feira, 09 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 7 minutos

Não é segredo que as pessoas são criaturas visuais. 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais e elas são processadas 60 mil vezes mais rápido do que qualquer outro tipo.

Quando perguntamos aos empreendedores sobre as opções de cores de suas lojas a maioria das respostas é semelhante a “Gosto dessas cores e achei que ficariam bonitas” ou “Meu designer criou”.

Se é assim que você escolhe suas cores, está perdendo uma grande oportunidade de transmitir a personalidade de sua marca para seus clientes em potencial e moldar a experiência deles com sua loja.

Isso porque a psicologia das cores tem um impacto real no comportamento humano, o que inclui o comportamento de compra.

Suas cores devem refletir a identidade da sua marca e suas motivações. As cores que escolher para o seu e-commerce terão um impacto emocional direto nos visitantes e compradores do seu site.

Os consumidores priorizam a aparência visual e a cor sobre todos os outros fatores durante as compras. Além disso, 85% dos compradores dizem que a cor é o principal motivo pelo qual compram um determinado projeto. Pense nisso: quando foi a última vez que você ouviu falar de alguém que comprou um carro e não se importava com a cor?

Ao comercializar novos produtos, é crucial considerar que os consumidores colocam a aparência visual e a cor acima dos fatores nas compras.

De acordo com a Emerald Insight, “as cores podem contribuir não apenas para diferenciar produtos dos concorrentes, mas também para influenciar o humor e os sentimentos — positiva ou negativamente — e, portanto, a atitude em relação a determinados produtos”.

Cada cor provoca uma certa emoção

Amarelo – Otimista e jovem. Amarelo evoca clareza e calor.
Laranja – Agressivo. É ótima para chamadas à ação, como assinar, comprar ou vender.
Rosa – Romântico e feminino. Sensação de suavidade e serenidade.
Vermelho – Excitação. Associada à urgência, e é por isso que é usada com mais frequência nas liquidações.
Roxa – Criativo e sábio. Faz o comprador sentir que um produto é luxuoso ou artístico.
Verde – Pacífica e saudável. Verde é realmente o mais fácil para os olhos processarem e é usado para ajudar a acalmar um comprador.
Azul – Confiável e robusto. Evocar sentimentos de confiança e segurança.
Cinzento – Equilíbrio e inovação. Simboliza neutralidade, inovação e conhecimento.
Preto – Poder e sobriedade. Para os que buscam o mercado de luxo.

Harmonia das Cores

A harmonia das cores lida com a combinação delas de uma maneira atraente para os olhos. Para nossa sorte, as técnicas para uma harmonia mais eficaz são baseadas na roda de cores.

Existem várias maneiras de misturar cores, mas algumas técnicas são usadas com mais frequência do que outras.

Roda de Cores

Monocromático – Várias tonalidades, tons e tons de uma cor, por exemplo, verde-amarelo.
Análoga – Matizes que estão próximos um do outro na roda de cores, por exemplo, violeta, azul-violeta, azul e azul-verde.
Complementar – opostos na roda de cores, por exemplo, azul e laranja.
Complementar dividido – A combinação de cor complementar dividida é um pouco menos vibrante que a combinação de cor análoga (ou complementar) estudadas anteriormente. É bem simples de se fazer. Ao invés de se escolher a cor complementar direta, escolhe-se as duas cores adjacentes. Ou seja, se escolhermos o vermelho, as duas outras cores serão verde amarelado e verde azulado.
Triádico – Quaisquer três cores, as combinações triádicas são aquelas onde usamos as cores que estão equidistantes (na mesma distância uma das outras) no círculo.

Atraia compradores

A cor não apenas provoca certas emoções nos clientes, mas também pode atrair certos tipos de clientes.  Para atrair compradores por impulso, deve ser usada uma cor vermelho/laranja mais forte.

Preto e azul royal também podem ser usados para esses tipos de compradores. Vemos isso mais tipicamente em fast food, shoppings e vendas de liquidação.

Use azul marinho para atrair clientes que precisam se sentir seguros e tons de verde para quem precisa relaxar. Isso é visto normalmente em bancos e grandes lojas de departamento.

Para os compradores tradicionais, usar rosa e azul funciona melhor, razão pela qual essas cores são usadas principalmente em lojas de roupas.

Embora usar essas táticas seja uma ótima idéia, nunca é apenas um jogo de cores. Existem vários outros fatores que influenciam os compradores.

Quando a cor é usada em conjunto com o design e frases de impacto poderosas, ela realmente dá resultado.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!

Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER