Segundo estudo recente divulgado pela Mintel, multinacional fornecedora de inteligência de mídia e mercado, 67% dos brasileiros não fazem compras pela internet. Um dado como esse, divulgado em pleno 2014, aparentemente nos soa como algo absurdo ou no mínimo exagerado. Afinal o crescimento dos negócios na internet é nítido.
Segundo a pesquisa nacional do varejo online realizadas pelo Sebrae 1 em 3 empresas opera exclusivamente no ambiente online. Mas é preciso refletir sobre a informação da Mintel. O que explica essa quantidade de consumidores ainda não atingidos pelo e-commerce?
Alguns fatores fazem o consumidor rejeitar a compra. Podemos atrelar isso sobretudo à ideia de falta de segurança que alguns consumidores têm sobre o consumo online. O que é compreensível, já que as lojas costumam pensar em marketing, layout, negociação com fornecedores, mas não falam de segurança para o consumidor, mesmo sobre critérios básicos como o Certificado Digital SSL.
Os varejistas se esquecem que a segurança é um dos principais fatores de decisão de compra de um cliente, que dificilmente irá inserir seus dados em um site que não lhe oferece condições básicas de credibilidade.
Infelizmente, ainda é bastante comum as pessoas não saberem o que é um SSL ou Certificado Digital para e-commerce – o popular “cadeado”. Isso reflete também no mercado: por conta deste desconhecimento generalizado ainda é relativamente comum identificar lojas virtuais que não utilizam o certificado digital SSL. Fato que nos dias atuais, com a grande quantidade de casos de invasão e acesso de dados de terceiros por pessoas mal intencionadas, pode ser considerado um absurdo, afinal, estamos falando dos dados de um cliente e se esses dados forem interceptados por terceiros poderá gerar sanções legais à empresa, que segundo o Marco Civil é a responsável por essas informações.
Se você ainda não conhece, apresento a você o Certificado Digital SSL:
SSL significa Secure Socket Layer, conhecido como um protocolo que garante que as informações sejam criptografadas antes de serem encaminhadas para outro servidor de modo que não possam ser capturadas por terceiros – daí a necessidade dos sites utilizarem o SSL.
É muito fácil identificar os sites que utilizam essa certificação a partir da figura do cadeado que é exposto no browser e o endereço iniciado por https://.
Somente se o site apresentar essas características é que o cliente tem alguma garantia que os seus dados cadastrais, informações pessoais e do pedido, além dos seus dados financeiros não estão sendo trafegados livremente, de forma que qualquer um na internet possa capturá-los.
Sem o certificado digital, é possível que os consumidores abandonem suas compras, trocando para lojas virtuais que sejam blindadase que atendem a esse requisito mínimo de segurança. Os certificados digitais (SSL) são relevantes para qualquer site que lidam com transações, vendas, cadastros e qualquer interação de contato de forma virtual, já que sempre pode haver alguém tentando burlar a segurança do seu site ou ao menos capturando informações que estão trafegando livremente na internet.
SSL já deixou de ser um diferencial: oferecê-lo é o mínimo que o seu site pode fazer para proteger seus clientes!