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Marketing de influência: o poder de quem é micro

Por: Daiane Amaral

Diretora executiva da YouBuzz, é empreendedora e jornalista. Possui 10 anos de carreira, atuando em áreas como assessoria de imprensa, relações públicas, e-commerce, marketing digital e marketing de influência. Foi responsável pelo desenvolvimento estratégico de marcas como: Kumon, Veduca, Mundial S/A, My Gloss, Paris Elysees, Lacan Cosméticos, NB Advogados, Printi, B2log, AIESEC, Laces and Hair.

Se você já está familiarizado com marketing digital, então o termo “influenciador” pode não ser novidade, mas os micro- influenciadores sim.

O marketing de influência está decolando e muitas pessoas estão apostando no seu sucesso. Isso porque as pessoas estão mais dispostas a confiar na opinião daqueles que conhecem e admiram. Ou seja, aqueles que acreditam que darão uma opinião honesta, não apenas elogios porque foram pagos para isso.

Mas afinal, o que é um micro-influenciador?

São indivíduos que têm até 10.000 seguidores/audiência e considerados especialistas em seus respectivos nichos. Por exemplo, blogueiros de culinária, youtubers de viagem, gurus fitness, fashionistas locais e por aí vai…

Esses especialistas de nicho menores e mais focados se conectam de uma maneira mais profunda com seus fãs, gerando um envolvimento maior. Isso faz sentido, afinal, eles são muito mais acessíveis. Um número menor significa muito mais interação pessoal e relação com o público, duas coisas que valem ouro hoje em dia.

Vantagens de trabalhar com micro-influenciadores

Os micro-influenciadores têm o mesmo poder que a propaganda boca a boca: quando compartilham uma foto nas redes sociais, comendo um lanche nutritivo após o treino, por exemplo, você não questiona a veracidade daquilo, por mais encenadas que as fotos possam parecer.

Muitas vezes, é mais fácil acreditar que um micro-influenciador realmente comprou ou usou um produto em destaque. De acordo com Joe Anderson, fundador da plataforma de monitoramento MightyScout, a principal vantagem do micro-influenciador é o fato de que a audiência está realmente interessada no que ele tem a dizer.

Esse tipo de autenticidade atrai engajamento, conscientização e lembrança da marca. Então, na próxima vez que você for comprar um lanche, você vai se recordar daquela foto deliciosa que viu no Instagram.

Outro benefício é que uma campanha com um micro-influenciador é bem mais fácil e barata de executar em comparação aos macros, que costumam ser bem disputados e com altos custos.

Quem pode contratar micro-influenciadores?

Você pode estar se perguntando: agora que eu conheci seus benefícios, como saber se funcionará para o meu negócio? Bem, seu público está ativo nas redes sociais? Em especial no Instagram, Facebook ou YouTube? Ou até mesmo acessando um blog específico?

Se a resposta for sim, então é provável que o marketing com micro-influenciadores seja uma ótima oportunidade para você. É uma maneira de se conectar com seu público onde quer que eles estejam navegando.

Até mesmo as empresas B2B podem se beneficiar com essa estratégia. Se houver algum líder com voz ativa e que seja referência no seu mercado, então aproveite para conversar com ele sobre o seu produto para que vocês compartilhem públicos.

Tudo se trata de segmentar as pessoas certas e a mídia que fazem mais sentido para o seu produto ou serviço e para o seu público.

Além disso, por conta do seu baixo custo, empresas de todos os portes e segmentos podem se dar ao luxo de investir nela. Porém, dito isso, vale lembrar que existem alguns setores que superam os outros quando se trata de marketing de influência (apesar de isso não significar que com o seu setor não funcione!).

Não existe uma ordem específica, mas os mercados que melhor aproveitam dessa estratégia são:

  • Moda/Beleza
  • Casa/Família
  • Viagem/Estilo de Vida
  • Negócios/Tecnologia
  • Entretenimento

Como e onde encontro os micro-influenciadores certos para o meu negócio?

Comece fazendo uma pesquisa para entender completamente o seu público-alvo, seus comportamentos de pesquisa, compra e outros dados demográficos. Se você deseja que o seu micro-influenciador e toda a estratégia tenha sucesso, é importante que troquem informações sobre os respectivos públicos-alvo.

Dependendo do seu setor, será necessário ficar atento a alguns dados como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Área de ocupação/Formação;
  • Interesses e hobbies;
  • E tudo aquilo que considerar relevante.

Crie personas, estude seu cliente ideal e também as páginas que ele segue ou acompanha. Com isso, você verá algumas conexões entre as coisas que ele gosta e encontrar as contas dos possíveis influenciadores.

Além disso, analise hashtags que se enquadram no perfil da sua empresa e alcance os usuários com melhor engajamento que se enquadram no seu nicho. As chances deles terem bons seguidores nas redes sociais e estarem abertos para trabalhar com você são muito grandes.

Além de fazer a pesquisa inicial, você também pode contar com ferramentas para conhecer novos parceiros para encontrar o micro-influenciador ideal para a sua estratégia.

Bem, essas foram algumas dicas para que você trabalhe com essas pequenas “celebridades” em sua empresa. Esperamos que você possa aproveitá-las! Aproveite para dar uma olhada em toda a série “Marketing de influência para uma nova era”.


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