Logo E-Commerce Brasil

Marketing de influência contra a maré: fugindo do marketing convencional

Por: Daiane Amaral

Diretora executiva da YouBuzz, é empreendedora e jornalista. Possui 10 anos de carreira, atuando em áreas como assessoria de imprensa, relações públicas, e-commerce, marketing digital e marketing de influência. Foi responsável pelo desenvolvimento estratégico de marcas como: Kumon, Veduca, Mundial S/A, My Gloss, Paris Elysees, Lacan Cosméticos, NB Advogados, Printi, B2log, AIESEC, Laces and Hair.

O marketing de influência está mais presente do que nunca, porém tem se tornado cada vez mais difícil de confiar nele. Os consumidores estão cansados de não ter certeza se o que vêem e ouvem são reais.

Vivemos em uma era repleta de automação nas redes sociais, onde as pessoas adquirem seguidores para que as empresas as contratem. Em seguida, se aproveitam desses serviços para benefícios próprios e status, se intitulam influenciadores, mesmo sem ter um conteúdo consistente.

Por conta disso, as pessoas estão interagindo e procurando por defensores mais autênticos de uma marca, e com uma menor escala de seguidores, na qual acreditam poder confiar: os micro influenciadores.

Fato ou fake?

Existem muitas plataformas de venda de bot automatizadas no mercado. Com elas, os influenciadores podem pagar uma taxa que permite ao robô seguir, deixar de seguir, curtir e até mesmo comentar nas publicações. Dessa forma, as “falsas celebridades” ganham números sem trabalho algum.

Mas por que essas pessoas fariam isso? Bem, o problema não está no usuário, mas na falta de uma curadoria. Quando as marcas e agências procuram influenciadores para trabalhar, elas são naturalmente atraídas pelo número de seguidores que esses usuários possuem. Quanto maior o número de público, mais atraentes parecem ser.

A partir daí, eles começam a receber produtos gratuitos, patrocínios, pagamentos para certas postagens, viagens e muito mais. Só que, na verdade, esses seguidores não são reais. Eles não vão engajar com a empresa, não vão comprar um produto ou serviço e muito menos continuar se envolvendo com ela. É um jogo de números, e não de qualidade.

Não se iluda

É essencial entender a distinção entre influenciadores e micro influenciadores, para compreender o valor da autenticidade quando se trata de um marketing digital eficaz.

De acordo com pesquisa realizada pela Edelman Trust Barometer 2018, o Brasil está entre os seis países com quedas extremas de confiança no mundo. O estudo, realizado com 33 mil pessoas de 28 países, inclusive o Brasil, revelou que 48% dos entrevistados brasileiros não sabem em quais companhias ou marcas confiar.

Valorizar as pessoas que realmente gostam de criar conteúdo sobre seu produto ou serviço e recompensá-las pelo apoio. É uma maneira importante de estabelecer uma conexão profunda e duradoura com os reais defensores da sua marca.

A autenticidade de interesses comuns entre um micro influenciador e seus seguidores traz uma credibilidade que um
grande influenciador não é capaz de obter.

Para não cair em furadas…

Para evitar gastar o dinheiro das suas campanhas e não ter retorno, saiba que os micro influenciadores podem ser extremamente valiosos. Eles já criaram uma rede seguidores fortes, estabeleceram um certo nível de confiança e um relacionamento duradouro por meio da sua marca pessoal.

Portanto, a melhor forma de ter bons resultados é fazendo uma boa seleção e curadoria com algumas dicas:

Estude se eles são relevantes para sua marca

Você acredita que essa pessoa faria um bom trabalho representando sua marca? Os valores estão alinhados com os do seu negócio? Faça uma boa pesquisa antes de contratar esse profissional.

Interaja e demonstre interesse pelo seu conteúdo

Se você decidir que vale a pena tentar determinado usuário, entre em contato com a pessoa para ver se é adequada para a estratégia. Mande uma mensagem parabenizando pelo conteúdo para entender como ele interage com o público.

Veja quem são os fãs desses micro influenciadores

Dê uma boa olhada também em quem faz parte da base de fãs dessa pessoa para entender se faz sentido atingir esse mesmo público com a sua marca. Afinal, é essencial que você possa aproveitar esses seguidores para levá-los ao seu produto ou serviço.