Uma coisa é certa, para sobreviverem e estarem competitivas no mercado, as pequenas e médias empresas ficam cada vez mais focadas em serem produtivas e em reduzir os custos. Por isso, cresce ano a ano a procura por ERP entre as PMEs que querem se profissionalizar e buscam crescimento mais agressivo.
A utilização de sistemas de gestão já é uma realidade nas PMEs, mas o cenário muda quando falamos de ERP na nuvem. Ainda há algumas barreiras para esta migração, e muitas destas são culturais, ou seja, o medo do novo e a falsa sensação de controle faz com que muitas empresas acreditem ser mais seguro guardar a informação ‘em casa’ a publica-la nas nuvens. Mas sejamos sinceros, quais as ferramentas de segurança que você, empreendedor, utiliza para garantir a segurança das informações sensíveis guardadas no seu servidor e sua “casa”?
Para contrapor este cenário e desmistificar alguns medos, listo algumas razões para que o pequeno e o médio empresário percebam o ERP em nuvem sob um novo olhar.
Infraestrutura e Redução de custos
Está aí uma das metas de toda empresa. A não necessidade de investir em aquisição e manutenção de infraestrutura e servidores gera redução de custos. Um estudo realizado pela Microsoft e a Edge Strategies Inc., com quase quatro mil PMEs, em 2011, revelou que a cloud computing é até 40 vezes mais econômica para uma PME se comparada com a opção de executar o seu sistema de TI próprio.
Outra vantagem é que o usuário pode pagar conforme usa o serviço de SaaS (Software as a Service), permitindo ainda ampliar e reduzir número de licenças e usuários, ainda sem custos adicionais com sistemas operacionais, banco de dados, e outros. Muitas vezes a PME necessita apenas de uma ligação à internet para dar início às suas operações.
Flexibilidade e Mobilidade
Apesar da vontade de crescer, não é difícil achar empresário com medo deste crescimento. Uma pergunta sempre vem à tona: Será que minha empresa está preparada para crescer? Com o ERP na nuvem as empresas em crescimento tem a possibilidade de trabalhar em ambientes escaláveis, que facilitam o processo de expansão.
A rotina dos empresários de hoje exige uma completa mobilidade, afinal são raros os empresários que conseguem passar o dia em suas empresas sem precisar ficar algumas horas, às vezes o dia todo, externos.
Com a solução na nuvem o empresário pode ter acesso a todas as informações da empresa a qualquer hora e em qualquer lugar, utilizando dispositivos móveis. A mesma pesquisa revelou que as PMEs que utilizam a mobilidade registaram um aumento de 40% das receitas em comparação com aquelas que não o fazem.
Segurança
Aqui eu volto a minha pergunta: Como você esta garantindo a segurança das informações contidas no seu servidor? A segurança é um dos grandes mitos da cloud computing e, muitas vezes, é a responsável pela não adoção deste modelo.
Em grande parte das pequenas empresas, para não dizer na maioria delas, o investimento em segurança fica restringido a programas de antivírus e um simples controle de acesso. O serviço em nuvem possui medidas de segurança superiores à maioria das ferramentas adotadas nas instalações das PMEs, proporcionando maior segurança contra vírus e roubo interno de informações.
Sem a preocupação com a infraestrutura, segurança, gastos e custos, a grande vantagem é o direcionamento do foco da empresa, que passa a ter mais tempo para pensar no seu core business e investir em inovações. Quando o staff responsável pelo ERP para de se preocupar com a operação do sistema, sobra mais tempo então para trabalhar em soluções que gerem ganho a empresa e aumente sua rentabilidade.