Fato é que o ano de 2020 foi um divisor de águas para o mundo das lojas virtuais. Com tantas mudanças causadas pela pandemia da Covid-19, os negócios precisaram se reinventar e a população precisou descobrir novas formas de consumo. Por isso, separei dicas de planejamento no e-commerce para começar 2021 com o pé direito.
Segundo a Neotrust, o e-commerce brasileiro ganhou 5,7 milhões de novos usuários apenas no segundo trimestre de 2020. Até então, ainda era enorme a quantidade de pessoas que demonstrava certa resistência no processo de compra online. A partir do isolamento social, esses consumidores viram que é possível sim realizar compras diretamente da sua casa de forma prática, rápida e segura.
Certamente a quantidade de compras em lojas virtuais deve aumentar no próximo ano. Por isso, você deve garantir que a sua loja virtual esteja preparada. Para começar a pensar no planejamento no e-commerce para 2021, é importante levar em consideração:
1 – Conheça o calendário do ano seguinte
Um dos primeiros passos na hora de fazer um planejamento no e-commerce é conhecer muito bem o calendário do ano seguinte e as datas mais importantes para o seu nicho de mercado.
Você pode, literalmente, pegar um calendário e avaliar com a sua equipe quais são as datas comemorativas que possuem um crescimento natural de consumo dos produtos que a sua empresa comercializa. Assim, vocês poderão começar a traçar como será o planejamento das campanhas, promoções, lançamentos de novas coleções, quando precisarão aumentar ou diminuir a produção, entre tantos outros aspectos importantes.
2 – Estipule metas e objetivos
Outro passo essencial durante o planejamento no e-commerce é pensar nas metas e nos objetivos para o ano seguinte. Para realizar isso, leve em consideração todos os dados e as análises de vendas, de faturamento e de rendimento de 2020. Assim, você poderá realizar uma projeção acessível do que você deseja que o seu e-commerce alcance.
Você pode definir metas e objetivos trimestrais, semestrais e anuais. Assim, o seu time se sentirá estimulado a trabalhar a partir de objetivos mais claros e próximos.
Ao realizar o planejamento no seu e-commerce, analise quais são os pontos mais sensíveis. A sua loja virtual precisa aumentar o número de vendas? Crescer o ticket médio? Melhorar a taxa de conversão? Diminuir os carrinhos abandonados? São inúmeros questionamentos que você pode fazer para descobrir e definir as metas e objetivos de 2021.
3 – Tenha o apoio de especialistas
Para realizar um planejamento no e-commerce efetivo e seguro é fundamental contar com o apoio de especialistas. Isso porque, eles poderão passar os números e as projeções do mercado para 2021, além de traçar estratégias com pontos de vista mais analíticos e exatos.
Em vista disso, não hesite em falar com especialistas e tirar todas as dúvidas possíveis.
4 – Envolva toda a sua equipe
Durante o planejamento é muito comum observarmos empresas que reúnem apenas os funcionários de “alto escalão” para discutir e realizar essa tarefa. Entretanto, venho aqui reforçar a importância de envolver todos os colaboradores nessa atividade.
Se o seu e-commerce possui um número grande de funcionários, promova reuniões de departamentos para que cada setor possa discutir e definir como acreditam que precisa ser o planejamento para 2021. E, após isso, reúna os representantes de cada um desses departamentos para realizar a discussão geral.
Também é importante, após todas as definições, que a sua equipe seja informada sobre as decisões tomadas.
5 – Repense a experiência do cliente
Provavelmente, a experiência do cliente já deve ser uma importante preocupação dentro do seu e-commerce. Contudo, o que trago aqui é a reflexão do que você pode melhorar para que o atendimento e a satisfação dos seus consumidores sejam ainda maiores.
Você pode realizar pesquisas de satisfação com avaliações em nota para cada setor, como:
- forma de pagamento;
- site;
- atendimento;
- agilidade na entrega.
E pode, ainda, adicionar uma caixa de sugestões. Com certeza os seus clientes mais fiéis irão adorar a possibilidade de apontar quais são os fatores que eles acreditam que precisam de melhorias.
6 – Reavalie os seus parceiros
Ao final do ano é o momento de avaliar todos os acontecimentos. Além disso, também é importante analisar os relacionamentos e os serviços prestados pelos seus parceiros. Aqui, pode incluir fornecedores de matéria-prima, empresas que prestam serviços de manutenção de máquinas, serviços da transportadora, suporte da plataforma do e-commerce, entre outros.
Fazendo isso, você poderá mensurar se os serviços estão de qualidade ou se precisarão ser trocados no ano seguinte.
7 – Fique de olho nas tendências
Estar antenado às futuras tendências do seu nicho é primordial para manter o seu e-commerce sempre atualizado. Pode acontecer de determinada moda ainda não estar dando os seus sinais de nascimento. Porém, é essencial colocar no seu planejamento a possibilidade de alguma grande tendência no ano seguinte acontecer.
Tendências como o Pix, por exemplo, prometem ser grandes revolucionárias nos métodos de pagamentos em compras online. Aliás, se o seu e-commerce não tiver planejado e não estiver preparado e disposto a aderir, você poderá perder muitas vendas.
Planejamento no e-commerce: primeiro passo para 2021
Assim como comentei no início deste texto, o ano de 2020 foi repleto de mudanças e reviravoltas, entretanto, para o mundo do varejo online, posso afirmar que trouxe resultados muito positivos.
Em vista disso, tenho certeza de que já estamos no momento de começar a pensar em como crescer e expandir ainda mais os negócios em 2021. Assim, um bom planejamento e ótimas estratégias traçadas são os primeiros passos para fazer a sua empresa deslanchar ainda mais no ano que está chegando!