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Parcerias no Instagram: influencers ajudam a divulgar e-commerce

por Jordana Hedler Sexta-feira, 13 de maio de 2022   Tempo de leitura: 15 minutos

Uma coisa é certa: vender na Internet é sinônimo de conquistar confiança. Por isso, cada vez mais empreendedores adotam estratégias para contornar os impasses que ainda impedem tal nível de conexão com seus clientes em potencial. E uma das principais é a realização de parcerias no Instagram.

Há um bom tempo, influenciadores tomam conta do marketing digital, posicionando-se como referências para públicos específicos. Eles informam, entretêm e educam pessoas, principalmente por meio das redes sociais.

Fechar parcerias no Instagram tornou-se uma estratégia digital indispensável na divulgação do e-commerce.

Nesse sentido, várias marcas passaram a apostar na relevância dessas personalidades para realizar campanhas de marketing que sejam benéficas para os resultados do negócio.

Por causa do volume de seguidores engajados e fiéis desses profissionais da Internet, os e-commerces podem aproveitá-los como emissores de tráfego para ampliar sua capacidade de alcance e potencializar outras estratégias igualmente importantes. No mercado digital, isso é conhecido como marketing de influência.

O que é marketing de influência?

Em linhas gerais, marketing de influência é uma estratégia que permite a realização de parcerias entre negócios e produtores de conteúdo relevantes da Internet, isto é, os digitais influencers. Trata-se de uma sofisticação do famigerado marketing boca a boca.

De acordo com um estudo da Spark em conjunto com o instituto Qualibest, publicado pelo UOL, aproximadamente 76% dos consumidores adquiriram um produto ou serviço por indicação de influenciadores. Dentre os itens com maior número de compras estão:

  • produtos de beleza;
  • livros;
  • acessórios de moda;
  • comidas e bebidas;
  • smartphones.

Nota-se o quanto esses profissionais são levados em consideração pelas pessoas, visto que os itens adquiridos por recomendação tratam-se de decisões de compra relacionadas com seu bem-estar e qualidade de vida.

Isso acontece porque os digitais influencers transmitem a sensação de estarem próximos da vida real de cada um, sendo simplesmente pessoas comuns que conversam com outras todos os dias, além de gerarem valor com informações, entretenimento e dicas sobre temas específicos.

O relatório State of Influencer Marketing, desenvolvido pela Klear, afirma que 94% das campanhas de marketing de influência contêm o Instagram como um dos canais utilizados.

Em outras palavras, o Instagram é a plataforma em que os digitais influencers estão. Lá, conteúdos atrativos são produzidos no feed, stories e reels, com o intuito de desenvolver uma relação genuína com os seguidores.

O ponto é: essa proximidade que essas personalidades possuem com o público na rede social pode ser aproveitada no marketing das lojas virtuais. Basta que parcerias no Instagram que ofereçam vantagens para ambos os lados sejam estabelecidas.

Vantagens das parcerias no Instagram para potencializar o e-commerce

Para o e-commerce, existem diversas vantagens de realizar parcerias no Instagram com digitais influencers. Elas trazem mais autoridade para a marca, de modo que as pessoas confiem mais na proposta do negócio, comprem produtos ou serviços e sintam-se satisfeitas.

Influenciadores à disposição

Nas redes sociais, existe uma grande facilidade para conectar-se com pessoas relevantes. Inclusive, até mesmo pessoas comuns podem fazê-lo ou serem percebidas por grandes figuras públicas, ainda mais quando se trata de influenciadores.

Nesse sentido, encontrar digital influencers que se interessem em fechar parcerias no Instagram não é uma tarefa tão difícil para os e-commerces quanto parece. Na verdade, o marketing de influência também é benéfico para essas personalidades, porque as mantêm em crescimento.

Em função disso, não é preciso contar com um grande orçamento ou uma agência de publicidade para desenvolver o marketing de influência. Basta contatar diretamente os influenciadores para iniciar as conversas.

Existem influenciadores disponíveis nas mais variadas áreas de atuação, com quantias de seguidores e maneiras de negociar igualmente distintas. Assim, o desafio é encontrar aqueles que mais se adequam ao negócio – em termos de público e orçamento – para fechar ótimas parcerias no Instagram.

Emissores de tráfego qualificado

À medida que lojas virtuais fecham parcerias no Instagram, o alcance do negócio online multiplica-se. Afinal, os seguidores dos digitais influencers contratados vão passar a acompanhar mais de perto a marca anunciada, pois a imagem de ambos foi vinculada.

Por exemplo, eles podem seguir o perfil do e-commerce na própria rede social ou visitar o site para entender com mais detalhes do que se trata. Assim, estarão entrando no funil de vendas da marca.

Pode-se afirmar que as parcerias no Instagram emitem tráfego qualificado para o e-commerce. Isso porque o topo do funil de vendas é preenchido com pessoas propensas a confiar na marca. Ou seja, preparadas para compra, ainda que estejam apenas no começo da jornada.

Melhor segmentação

Além de atrair pessoas qualificadas, as parcerias no Instagram permitem que as lojas virtuais se comuniquem com o público certo, isto é, aqueles que já possuem algum nível de interesse no segmento do negócio.

É possível engajar esses potenciais clientes à proposta do e-commerce com mais facilidade, desde que a audiência dos influenciadores seja parecida com o público-alvo do empreendimento.

Desse modo, não há necessidade de mapear quem tem chances de comprar ou não do e-commerce, pois normalmente a audiência de digitais influencers já está pronta, por exemplo.

Assim, a voz das personalidades que são reconhecidas e admiradas pelo público levam os prospects a avançarem na jornada de compra de forma mais rápida. Ou seja, nas parcerias no Instagram, o ciclo de vendas fica mais curto do que em outras estratégias de marketing digital.

Supera a busca orgânica na aquisição de clientes

Quem utiliza o marketing de influência na sua estratégia observa que realizar parcerias no Instagram pode ser mais rentável e efetivo do que outros métodos já consolidados no mercado.

Em uma pesquisa realizada pela Tomoson, um marketplace de influencers, 22% dos participantes relataram que o marketing de influência é a forma mais rápida de aumentar a aquisição de clientes, superando os 17% que defendem a busca orgânica como tal.

Fortalece o posicionamento da marca

Os benefícios das parcerias no Instagram vão para além da compra em si, pois também potencializam o branding do e-commerce. Elas fortalecem a imagem, princípios e valores do empreendimento, assim como o torna reconhecido no mercado, colocando-o próximo de iniciativas relevantes. Outras vantagens são:

  • maior retenção de clientes;
  • geração de valor;
  • mais impacto nas campanhas de marketing;
  • destacar-se em relação à concorrência.

O caminho para fechar ótimas parcerias com digitais influencers

Dito isso, como fazer parcerias no Instagram? Qual é o caminho a ser trilhado para fechar ótimos contratos com digitais influencers e potencializar os resultados das lojas virtuais? Destacam-se as seguintes dicas para fazê-lo:

Motivos da parceria

A princípio, deve-se ter clareza sobre os motivos de realizar parcerias no Instagram. Na visão da equipe de marketing e vendas do e-commerce, o que se pretende ao contratar influenciadores digitais tem que estar bem definido. Aqui estão alguns dos principais porquês da adoção da estratégia:

  • lançar um novo produto;
  • capturar mais leads;
  • fortalecer o branding;
  • aproveitar as sazonalidades.

Também é importante que a equipe conheça bem a persona do negócio – nesse caso, reunindo informações sobre o tipo de conteúdo consumido pelos clientes, quais canais digitais eles mais frequentam e quem são os influenciadores que mais impactam suas tomadas de decisão.

Influenciadores certos

A clareza é a base que norteia a escolha dos influenciadores por parte das lojas virtuais. Entretanto, outras questões também são levadas em consideração para encontrar parcerias no Instagram realmente efetivas.

Públicos semelhantes

É imprescindível que o público-alvo dos influenciadores seja igual ou parecido com o das lojas virtuais. Do contrário, os resultados vão ser baixos e prejudiciais para a imagem de ambos.

Valores da marca e gosto pessoal

Deve-se dar preferência para influenciadores que abraçam os valores e os princípios da marca, como também para aqueles que já compraram produtos ou serviços e gostam da proposta da loja virtual.

Isso traz mais autenticidade para os conteúdos produzidos, pois os influenciadores mostram afinidade com o que estão anunciando.

Quantidade x qualidade

Mais do que a quantidade de seguidores, o que mais importa na hora da escolha das parcerias no Instagram é o quanto de engajamento e poder de influência os digitais influencers possuem no nicho do e-commerce.

Alinhamento com influenciadores

Encontrando possíveis parcerias no Instagram que sejam ideais para o e-commerce, o próximo passo será falar diretamente com os digitais influencers pretendidos.

Na conversa, detalhe por detalhe do projeto deverá ser discutido com os influenciadores, de modo que um plano de ação vantajoso para ambos seja formado em conjunto.

Em outras palavras, o briefing passado pelas lojas virtuais deve ser flexível, considerando a alta capacidade criativa que essas personalidades possuem, assim como sua naturalidade para se expressar frente às câmeras, que é muito bem conhecida pelo público.

Análise de desempenho

Conforme os acordos forem sendo concretizados, de tempos em tempos, o e-commerce precisa avaliar qual tem sido o desempenho das parcerias no Instagram nas estratégias de marketing.

Só assim será possível descobrir se a estratégia realmente está valendo a pena para o negócio online, observando os pontos falhos e aquilo que está dando certo em suas parcerias no Instagram.

Parceiras no Instagram conquistam a confiança do público

Por fim, realizar parcerias no Instagram com os digitais influencers mostra-se uma estratégia essencial para divulgação e crescimento do e-commerce. Elas trazem diversas vantagens que fazem o negócio online atrair, engajar, converter e fidelizar mais clientes, principalmente porque conquistam a confiança do público-alvo.

Não à toa, mais de 90% dos profissionais acreditam que o marketing de influência é uma estratégia efetiva para potencializar campanhas publicitárias, otimizar o relacionamento com prospects e trazer bons retornos financeiros para os empreendimentos, de acordo com o Influencer Marketing Benchmark Report 2021.

Assim, uma ou mais vozes reconhecidas no digital podem ser a ponte para o sucesso das lojas virtuais. Afinal de contas, venda é confiança. E é justamente isso que essas parcerias no Instagram entregam.

Leia também: A importância dos influenciadores para o e-commerce

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