Por que a omnicanalidade é um caminho sem volta?

por Pablo Ribeiro Segunda-feira, 28 de junho de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

Assim que o comércio eletrônico começou a se destacar no mercado, se tornando um outro canal de compra, ele era visto como uma ameaça para as lojas físicas. Inclusive, a indagação era: Será que o e-commerce vai acabar com o comércio físico? Hoje, porém, a visão é completamente diferente, sobretudo devido à estratégia omnichannel, que mostrou um caminho que tende a potencializar as vendas de uma marca. Neste artigo, você saberá por que a omnicanalidade é um caminho sem volta, e como levar esta tática para o seu negócio.

Primeiramente, entenda que o omnichannel se refere à integração dos canais de venda físicos e digitais de uma mesma marca, de modo que se complementem durante a jornada de compra, de maneira simultânea e sem obstáculos. Por exemplo, uma loja física pode contar com tablets espalhados pelo espaço, propiciando aos consumidores pesquisarem e saberem mais informações sobre os produtos, e inclusive fazerem compras por ali. Este é um dos caminhos que a omnicanalidade propicia.

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Entretanto, é importante destacar que nem toda empresa que conta com canais de venda físicos e digitais são omnicanal. Existem marcas cujos canais operam de maneira isolada, sem se integrarem nem se complementarem, seguindo a proposta do multichannel. Ao passo que há empresas que utilizam integrações entre os canais de venda, de maneira complementar, mas ainda não operam de forma simultânea, atuando, portanto, como cross channel. Já a omnicanalidade, é a evolução destas estratégias, assim como você pôde perceber no exemplo acima.

O consumidor já é omnicanal

Para compreender por que a omnicanalidade é um caminho sem volta, a primeira percepção que se deve ter é que o consumidor contemporâneo já é omnicanal. Portanto, ele está em busca de uma boa experiência com a marca, independentemente do canal que esteja comprando. Além disso, ele também tem o hábito de percorrer pelo físico e digital, a fim de saber mais sobre o produto que pretende adquirir até decidir comprá-lo.

Sendo assim, não faz mais sentido contar apenas com lojas físicas, se o digital vem crescendo de maneira surpreendente, sobretudo após a pandemia. Por um outro lado, oferecer ambos os canais, mas sem utilizá-los de maneira integrada e complementar, também não trará os resultados que você deseja.

Maneiras de levar a omnicanalidade para a sua empresa

O primeiro passo para tornar a sua marca omnichannel é transformar o mindset da corporação. É preciso mudar a cultura da empresa, nos mais variados setores, mas, principalmente, da sua equipe de vendedores. Ela precisa ver os canais digitais – e-commerce, app etc -, como uma possibilidade de potencializar as vendas e de proporcionar uma experiência de compra superior aos clientes, e não como concorrentes. Mas, para isso, é necessário lançar estratégias, como comissão nas vendas realizadas no site através do código de vendedor, por exemplo.

Dentro da omnicanalidade, também existem duas táticas bastante interessantes e usuais: o pick up store e o ship from store. O pick up store é a possibilidade de comprar um produto no site e retirá-lo na loja física. Neste caso, a retirada do item, geralmente, é feita na loja mais próxima que tenha o produto em estoque. E o ship from store é a tática de usar as lojas físicas como pequenos centros de distribuição, o que é excelente para as marcas que contam com várias lojas espalhadas pelo Brasil. Desta forma, o valor do frete e o tempo de entrega tendem a reduzir bastante, sendo vantajoso tanto para os consumidores quanto para a sua empresa.

Aqui, não estamos falando apenas em aumento de taxa de conversão e receita, mas o que provoca isso, ou seja, o ato de proporcionar uma excelente experiência de compra ao cliente, permitindo que ele escolha o que é mais conveniente de acordo com as suas necessidades e desejos. Desta forma, você não só obterá mais vendas, como também fidelizará mais consumidores. Entretanto, é válido ressaltar que para levar estas estratégias para o seu negócio, é importante contar com uma plataforma de e-commerce que possibilite esta unificação e integração dos canais físicos e digitais, sem obstáculos e rupturas.

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