O comércio eletrônico é uma indústria de Golias. Portanto, não é de admirar que as pessoas sempre perguntem sobre o futuro do setor.
O e-commerce está se expandindo rapidamente à medida que o mundo muda cada vez mais para uma cultura digital em primeiro lugar, impulsionada pela crescente necessidade de conveniência dos consumidores. Relatórios recentes do Statista mostram essa tendência de crescimento ascendente, pois revelam que as vendas globais de comércio eletrônico chegarão a US$ 6,3 trilhões em 2023.
A adaptação de novas tecnologias, a personalização, a evolução de políticas e os recursos com inteligência artificial conectada tomaram conta do e-commerce. Além disso, agora você pode combinar os procedimentos de venda online e offline para aproveitar ao máximo esses dois canais.
Somente os sites de comércio eletrônico que são ágeis e astutos o suficiente para capitalizar as últimas tendências globais do setor podem sobreviver e prosperar nos próximos anos.
Futuro do e-commerce para varejistas online
1. Novos canais de marketing surgirão
Nos últimos anos, houve avanços em várias áreas do marketing de comércio eletrônico, incluindo um novo mix de canais.
2. Novas opções de pagamento
Opções de pagamento novas e emergentes ganharão força em 2023, com os métodos de pagamento tradicionais dando lugar a soluções digitais, fazendo com que o setor de pagamentos online evolua. O e-commerce também evoluirá devido a essas novas opções de pagamento, pois os clientes agora podem fazer pagamentos mais rápidos e fáceis ao realizar compras online.
3. Aumento do uso de IA no comércio eletrônico
O comércio eletrônico levou a perspectiva de negócios para o próximo nível com a ajuda da inteligência artificial. Ao integrar a tecnologia IA ao seu negócio, você pode analisar os dados da loja e o comportamento do comprador com mais eficiência.
4. A personalização encantará os clientes
Todos esperam receber uma experiência personalizada, independentemente da tecnologia que estão usando agora. Quando a Netflix foi lançada, por exemplo, esperávamos ver algo que eles achavam que gostaríamos de assistir. Os clientes agora esperam a mesma experiência ao fazer compras online.
5. Experiências de compras online mais tranquilas
Otimizar a experiência de compra online é crucial: quanto mais rápida for a sua experiência de checkout, melhores serão os números de retenção de clientes.
6. A retenção de clientes será crucial para o sucesso
Outra tendência importante do e-commerce em 2023 serão as empresas com foco na construção de relacionamentos com clientes novos e existentes. Por quê? Porque tornar-se mais centrado no cliente e fidelizá-lo podem ajudá-lo a obter sucesso a longo prazo.
Além do avanço tecnológico, penetração de dispositivos móveis e comportamento de compra do usuário, o crescimento do comércio eletrônico foi impulsionado pela conveniência, uma seleção mais ampla de produtos, melhores opções de remessa, mídia social e o aumento do uso de métodos de pagamento digital. Esses fatores tornaram mais fácil para os consumidores fazer compras online e contribuíram para a rápida expansão do mercado de e-commerce.
Para varejistas com uma plataforma de comércio eletrônico robusta, a mudança para compras online é uma benção. Mas para aqueles que ainda precisam acomodar as práticas de compras híbridas, alcançar a concorrência se tornará uma missão crítica em 2023. Em última análise, acredito que o próximo ano será um ato de equilíbrio para os varejistas que precisam criar estoque ágil e planos de merchandising que suportam o aumento das compras online, bem como a necessidade de manter as lojas físicas.