Instabilidade, baixa conversão, difícil interação com o consumidor e layout engessado: esses são alguns dos principais fatores que fazem os lojistas virtuais optarem pela troca da plataforma de e-commerce.
Ou seja, essa necessidade ocorre a partir do momento em que o empreendedor entende que a plataforma utilizada não atende mais às necessidades fundamentais da loja, e isso é ocasionado, principalmente, pelo crescimento da empresa, pelas novas exigências dos consumidores e pelas novidades do mercado online que nos cercam diariamente.
Contudo, a troca de plataforma envolve diversos processos que precisam ser feitos de forma cuidadosa para um resultado positivo, como: escolha da nova plataforma, registro de domínio, migração de certificado de segurança, cuidados com SEO e o sistema de logística, testes, backup e a migração de dados, o foco deste texto.
A migração de dados corresponde a todas as informações de produtos, clientes e pedidos, ou seja, todos os dados importantes do e-commerce que serão, na troca de plataforma, transferidos para o novo serviço contratado. Por serem dados extremamente importantes para o lojista, esse processo de migração necessita de muito cuidado e atenção.
O que fazer para ter uma migração de dados eficiente?
Primeiramente, você precisa entender que qualquer atividade a ser realizada requer um bom planejamento, como base e direcionamento dos processos que serão realizados. Como a migração de dados é uma tarefa complexa, que necessita de um conhecimento profundo, é primordial planejar toda essa etapa de mudança, pois é uma ação que pode apresentar falhas.
Por essa razão, um bom planejamento deve conter todas as etapas a serem seguidas, as ferramentas que serão utilizadas e se haverá a ajuda de profissionais experientes. Além disso, é preciso definir, nesse momento, quais serão as estratégias aplicadas. É importante que você saiba que essas estratégias precisam ser sólidas, pois são elas que te farão entender, por completo, cada etapa do processo.
Por isso, o planejamento e a definição das estratégias devem responder, basicamente, aos seguintes questionamentos: como será o escopo do processo de migração? Como esse processo será executado? Quais estratégias serão utilizadas? Quais serão as tecnologias e metodologias envolvidas no processo? Quais são os riscos da migração? Atenção total aqui!
Aliada ao planejamento e à definição das estratégias, a documentação também é um processo indispensável na migração de dados. É nela que ficará detalhada, de forma bem clara, o que será ou não migrado, como ocorrerá, o motivo de escolher determinada estratégia, quais serão as condições, qual a razão da migração, quanto tempo levará todo o processo e quais são os principais riscos. Caso haja dúvidas ou contestações, é a documentação que solucionará qualquer questionamento.
Outra atitude fundamental na migração de dados é fazer um backup de todas as informações antes que a mudança de plataforma ocorra. Escolha um espaço de confiança e mantenha os dados bem guardados, mesmo após a migração ter acontecido. Nós sabemos que imprevistos podem acontecer a qualquer momento e, por essa razão, é melhor você estar bem preparado e não correr nenhum risco!
Após todos esses processos, é a hora de fazer o teste. Você precisa testar, testar e testar todas as funcionalidades da nova plataforma escolhida antes de fazer a migração. Lembre-se de que essa atitude deve fazer parte de qualquer processo de mudança e, principalmente, na troca de plataforma e migração de dados.
Agora, se a migração já foi realizada, não se esqueça de testar novamente a nova plataforma para verificar se todos os dados foram transferidos corretamente e se tudo está funcionando da melhor maneira. O principal objetivo dos testes é, justamente, evitar futuros imprevistos que podem comprometer as ações e as vendas do seu e-commerce.
Coloque em prática!
Essas são as cinco atitudes essenciais (planejamento, definição das estratégias, documentação, testes e backup) para que você tenha um processo de migração de dados eficiente. Mas a etapa mais importante de todas é a execução de cada uma delas – caso contrário, isso tudo irá te levar a lugar nenhum. Então, não se esqueça de colocá-las em prática antes de qualquer mudança, afinal, é o futuro do seu e-commerce que está em jogo, e eu tenho certeza de que você não quer prejudicar o seu empreendimento e a experiência de compra dos seus consumidores.
Este texto foi publicado, originalmente, na Revista E-Commerce Brasil