Será que você conhece, de fato, o seu mercado de atuação? Sabe quais são as principais tendências e estratégias praticadas por seus concorrentes? Entende o comportamento e as necessidades do seu público-alvo?
Se você não utiliza nenhum meio de monitoramento da concorrência, certamente não respondeu SIM com convicção para nenhuma das perguntas acima. Saiba que é exatamente isso que pode estar fazendo com que você perca oportunidades claras de vendas, especialmente em um ano mais complicado.
Por mais que as pesquisas mais recentes indiquem a desaceleração da economia, o comércio eletrônico brasileiro não para de crescer. De acordo com o 29º Relatório Webshoppers do E-Bit, somente em 2013, o setor faturou R$ 28,8 bilhões, ou seja 28% a mais do que o faturamento de 2012. Em números gerais, os brasileiros compraram 88,3 milhões produtos ou serviços pela Internet no ano passado, e a expectativa é de que até o final de 2014 registremos a marca 111,54 milhões de pedidos.
Com esse cenário de números significativos, não é difícil concluir que o mercado de comércio eletrônico tem se tornado cada dia mais competitivo. Hoje, o consumidor possui várias ferramentas para realizar suas pesquisas de preço: sentado em frente ao computador, ou até mesmo com o celular em mãos, ele identifica facilmente as lojas que oferecem as melhores vantagens e, assim, escolhe aquela que lhe parece mais conveniente.
Portanto, se sua loja não for competitiva, ao bater o olho, os clientes nem vão perder tempo procurando seus produtos e facilmente migrarão para o site de seu concorrente, se ele lhe apresentar mais vantagens.
Com isso em mente, o empresário/gerente de e-commerce não pode abrir mão de uma das principais diferenças de um comércio eletrônico para uma loja física: a facilidade de obter dados sobre a concorrência. Basta acessar o site do seu concorrente, e pronto! As informações estão todas lá.
E como nem sempre o menor preço é o melhor caminho, ao adquirir uma visão macro de seu mercado, você consegue tomar a decisão correta ao escolher o posicionamento como estratégia de negócio, seja ele qual for.
Se sua loja quer se destacar pelos menores preços, pelo atendimento diferenciado, pelas garantias especiais, ou por qualquer outro motivo, é de extrema importância acompanhar as movimentações no momento exato em que acontecem. Assim, é possível identificar o comportamento do mercado e enxergar oportunidades, se antecipando a possíveis tendências.
Mas como fazer isso?
Pense na sua realidade de trabalho. Você ou sua equipe têm tempo de entrar nos sites, navegar pelos departamentos e verificar se existem alterações nos preços dos produtos de cada um dos seus concorrentes de hora em hora?
Recentemente, uma análise feita pela Profitero, empresa especializada em monitoramento online, constatou que a Amazon, por exemplo, chega a alterar os preços de seus produtos 2,5 milhões de vezes em um único dia. O mesmo já está ocorrendo com grandes varejistas do mercado nacional. Quantas vezes você já recebeu a indicação de um produto pela manhã e quando entrou no site à noite para comprar viu que o preço estava diferente?
Sendo assim, a pesquisa manual fica praticamente inviável. Por isso, hoje a melhor maneira de identificar as tendências de mercado, e estar sempre um passo à frente da concorrência, é utilizar uma ferramenta especializada em monitoramento de preços, pois elas automatizam e agilizam todo o processo de busca.
Utilizando a avançada tecnologia para coleta de dados e consolidação de relatórios analíticos em tempo real, as empresas podem focar suas energias em algo que realmente traz retorno para a empresa: a maximização das estratégias visando ao aumento das margens de lucro e do ROI de campanhas de marketing online.
Além do investimento, que precisa ser compensatório, outro ponto importante a se observar na hora de escolher uma ferramenta de monitoramento é se ela está adequada ao perfil do seu negócio. Hoje, existem diversas ferramentas nacionais, desde aquelas que exigem conhecimento técnico especializado dos clientes até as mais simples, intuitivas e financeiramente viáveis que são desenvolvidas com foco nas pequenas e médias lojas que desejam iniciar a automação de suas buscas.
Com a automatização dos processos por meio de ferramentas especializadas, lojistas de qualquer porte ou segmento adquirem visão estratégica de seus mercados de atuação, e a partir da completa autonomia no gerenciamento de suas pesquisas, conseguem se atualizar em tempo real em relação às informações que realmente lhe importam e que podem interferir estrategicamente em seu plano de negócio.