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Modelo de economia circular: melhores práticas para e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Economia circular, como o próprio nome sugere, requer um sistema contínuo de produção e reaproveitamento de recursos e resíduos que podem ser usados em muitos campos, desde a indústria alimentar, da moda e a automotiva até a energética. Iniciativas nesse sentido já existem, ainda que em pequena ou média escala.

Como varejista de e-commerce, você tem uma oportunidade única de participar da construção de uma economia circular por meio de seu processo de devolução.

Podemos entender melhor o conceito de economia circular se olharmos para sistemas naturais e vivos que funcionam de maneira ideal porque cada componente deles é parte de um todo. Os produtos são projetados intencionalmente para se encaixar em determinados ciclos de materiais, e esses materiais têm um fluxo que mantém seu valor agregado pelo maior tempo possível e reduz os resíduos a quase zero.

Como varejista de comércio eletrônico, você tem uma oportunidade única de participar da construção de uma economia circular por meio de seu processo de devolução.

Estratégias de economia circular

A economia circular visa criar um sistema de circuito fechado que reduz o desperdício, conserva recursos e promove a sustentabilidade. Algumas estratégias eficazes incluem:

– Design para durabilidade e reutilização: os produtos são projetados para durar mais e ser facilmente reparados e reutilizados, reduzindo a necessidade de extração de novos materiais.

– Reciclagem em circuito fechado: os itens podem ser facilmente desmontados e os materiais são reciclados de volta ao processo de fabricação.

– Recuperação de recursos: os materiais que não podem mais ser usados para sua finalidade original são coletados e reaproveitados, como a compostagem de resíduos orgânicos em fertilizantes ou o uso de calor residual para gerar energia.

– Economia de compartilhamento: os produtos são compartilhados entre os usuários, reduzindo a necessidade de cada pessoa possuir sua própria versão do mesmo produto.

Quais são os benefícios para o e-commerce?

A economia circular existe há muito tempo. Décadas atrás, as pessoas costumavam devolver garrafas de leite vazias à leiteria local para serem limpas e recarregadas – até que os supermercados e as caixas de plástico assumiram o controle.

Então, por que a economia circular está ressurgindo agora? Existem várias razões principais pelas quais a sustentabilidade é tão importante para o comércio eletrônico.

Custo de vida

A vida deve ficar mais cara, especialmente em alguns territórios. Os consumidores estão buscando mais valor em suas compras, incluindo a opção de comprar em segunda mão ou reciclar itens em troca de crédito na loja.

Mudança demográfica

Muitos varejistas agora estão se concentrando na geração do milênio e na geração Z como seu núcleo demográfico. Essas gerações mais jovens se preocupam com a sustentabilidade e estão dispostas a pagar mais por isso. A disrupção está apenas começando.

Lealdade do consumidor

Todo varejista sabe que a retenção de clientes é mais econômica do que o recrutamento de clientes. Com uma economia circular, você pode manter contato com os clientes por anos enquanto eles consertam, reciclam e revendem seus produtos favoritos.

Oferecer métodos de retorno sustentável

Oferecer métodos de devolução aos clientes é um passo fundamental para alcançar um processo mais sustentável.

Em suma, a comunicação eficaz é particularmente vital. A economia circular é baseada no envolvimento estendido entre empresas e clientes. Mesmo as menores empresas de e-commerce podem colher os benefícios das práticas de economia circular, dedicando tempo para construir relacionamentos com os clientes.