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Mercado de retail media: análise comparativa entre Amazon, Mercado Livre, Via Varejo, Americanas e Magazine Luiza

Por: Dante Lima

CCO & Head de Novos Negócios na Enext

Possui carreira e interesses pessoais interligados. Gosta de tecnologia, inovação, modelos de negócios digitais e empreendedorismo. Sua carreira começou no mercado financeiro e, em seguida, se tornei sócio da Enext, onde está até hoje ajudando diversos clientes do Brasil e do mundo a atingirem resultados na internet.

O setor de varejo vem passando por transformações significativas, impulsionadas pelo modelo de negócios de retail media. Neste artigo, faremos uma comparação entre alguns dos principais players do mercado brasileiro, como Amazon, Mercado Livre, Via Varejo, Americanas e Magazine Luiza, e podemos ver como essas empresas se comportam diante desse novo cenário. Abordaremos também a importância do retail media e como as indústrias podem adotar estratégias eficazes para vender dentro desses marketplaces.

Em primeiro lugar, para pensar em soluções de mídia, é importante entender o volume do tráfego e audiências. Abaixo, uma análise dos termos buscados via Google Trends nos últimos 12 meses:

É possível ver uma forte tendência de queda das Americanas, muito impulsionada pelos eventos recentes de recuperação judicial e renegociação de dívidas. Além disso, há uma tendência de consolidação da Amazon como segundo player, atrás do Mercado Livre. Magazine Luiza também apresenta certa inclinação de queda recente. A Via é a menor delas, porém é mais difícil de analisar, pois tem três marcas e sites principais: Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

Abaixo uma análise comparando Mercado Livre, Amazon e os três sites da Via Varejo:

É interessante notar o volume de procura por Casas Bahia (destaque maior do que as demais marcas Ponto Frio e Extra), porém ainda bem menos do que o volume de Mercado Livre e Amazon.

Agora, o comparativo usando outra ferramenta de análise – SEM Rush:

A partir dos dados do SEM Rush, podemos ver uma liderança marcante do Mercado Livre e da Amazon (que vem crescendo consideravelmente).

Um ponto muito importante é que tais ferramentas de análise não levam em consideração o tráfego em aplicativos mobile, apenas dados web nos domínios analisados.

Todos os players listados possuem aplicativos com milhões de instalações. Boa parte do tráfego e das audiências não está sendo considerada nessa análise.

O que todos esses grandes players vêm fazendo recentemente é a construção de uma estratégia de retail media.

1. O modelo de negócios de retail media

– O retail media consiste em oferecer espaços publicitários dentro das plataformas de e-commerce, permitindo que as marcas se comuniquem diretamente com os consumidores.

– A Amazon é uma referência nesse campo com sua divisão de publicidade, a Amazon Advertising, que oferece diversas opções de publicidade, altamente segmentadas.

– O Mercado Livre também investiu no retail media, disponibilizando o Mercado Ads, que permite que os anunciantes alcancem a extensa base de usuários da plataforma.

– Via Varejo, Americanas e Magazine Luiza também estão explorando o potencial do retail media, desenvolvendo soluções para anunciantes.

2. Comportamento das empresas

– A Amazon tem uma abordagem robusta de retail media, com uma ampla gama de formatos publicitários e ferramentas avançadas de segmentação. Há diversos ativos que vão além de formatos dentro da navegação no marketplace Amazon. Há o Amazon DSP, Twitch e Amazon Prime Video.

– O Mercado Livre está se destacando ao oferecer opções de publicidade altamente relevantes e integradas à jornada de compra dos usuários. Possui hoje a maior base online do Brasil, além de ter um ativo importante que é o Mercado Pago.

– Via Varejo, Americanas e Magazine Luiza estão em estágios anteriores de maturidade, mas mostram potencial para desenvolver soluções de retal media mais sofisticadas.

Dado esse contexto e cenário, para sua estratégia em marketplace funcionar, é importante pensar nos seguintes pontos:

3. Estratégias para vender dentro dos marketplaces

– Conheça o público-alvo: entender as preferências e as necessidades dos consumidores é fundamental para segmentar adequadamente os produtos.

– Otimização de conteúdo: oferecer descrições detalhadas, imagens de qualidade e avaliações de clientes ajuda a aumentar a visibilidade e a confiança dos compradores.

– Monitoramento da concorrência: acompanhar preços e promoções dos concorrentes é essencial para manter-se competitivo no marketplace.

– Excelência no atendimento ao cliente: garantir uma experiência positiva é crucial para construir uma reputação sólida e atrair mais compradores.

– Estabelecer parcerias: colaborar com os marketplaces pode aumentar a exposição dos produtos, proporcionando maior visibilidade e alcance.

– Visibilidade e alcance: com soluções de retail media dentro dos marketplaces, é possível ampliar o alcance das marcas e produtos, gerando assim maior possibilidade de conversão.

O retail media tornou-se uma fonte significativa de receita para empresas de e-commerce, como Amazon, Mercado Livre, Via Varejo, Americanas e Magazine Luiza. Cada uma dessas empresas adota abordagens distintas, mas todas estão cientes da importância de oferecer espaços publicitários relevantes e integrados aos seus ecossistemas.

Para as indústrias e o varejo, é crucial entender o público-alvo, otimizar o conteúdo, monitorar a concorrência, oferecer excelente atendimento ao cliente e buscar parcerias estratégicas com os marketplaces para aproveitar ao máximo as oportunidades do retail media. O futuro do varejo está cada vez mais ligado à capacidade de entender e se adaptar a essas mudanças, colocando o cliente no centro das estratégias e oferecendo experiências personalizadas e relevantes em seus marketplaces.