1 - Logística eficiente para as regiões que mais compram no e-commerce brasileiro
Independente da localização do seu estoque, você precisa oferecer formas eficientes de entrega onde está a maioria dos seus clientes. Para exemplificar, segundo o Ebit, a região sudeste é a que representa o maior número de compradores do e-commerce (64%). Ou seja, a tendência é que a maioria dos seus clientes estará nesta região. Com toda a certeza, você gostaria de ter aproximadamente 26.240.00 pessoas para vender. Por isso, suas formas de entrega precisam ser competitivos para essa região.
2 - Melhore o frete onde você perde vendas
Depois de olhar para o mercado, é hora de mergulhar no seu negócio! O Google Analytics te entrega informações cruciais para melhorar as formas de frete. Analise os carrinhos abandonados por cidade e por estado. Na maioria dos casos que acompanho, o preço do frete das cidades que mais perdem vendas acaba sendo um impeditivo para a compra. Você provavelmente já sabe, mas vale lembrar: o frete caro é responsável por 55% dos abandonos de carrinho. Para ter uma percepção melhor, compare as cidades que mais vendem com as que menos vendem — a diferença do valor do frete tende a ser grande.3 - Analise a logística dos seus concorrentes
Embora possa parecer complicado, faça uma lista dos seus maiores concorrentes em uma tabela simples e liste o preço e o prazo de entrega de um produto. Lembre-se também de analisar o custo do frete em relação ao produto. Isso ajuda a entender o quanto impacta no preço total. Para exemplificar, essa é a visão do cliente. Nesse sentido, o cliente terá apenas a visão final de preço e prazo.
4 - Use o frete para chamar o cliente
A comunicação do frete não pode ficar somente no site! Você precisa colocar isso nos anúncios! Primeiramente, segmente os anúncios por região e se comunique com o cliente de forma eficiente! Não só no Facebook, como também no Google, é possível segmentar os clientes pela região demográfica.
