- Criação e divulgação de vídeos;
- Comprar Links patrocinados em Buscadores e comparadores;
- Anúncios em Redes Sociais e sistemas de gerenciamento de publicidade;
- E-mail marketing ainda funciona muito, dependendo do seu serviço e produto.
Investir em mídia na web: qual o caminho para o e-commerce?
Esta semana recebi um incentivo de um leitor do Portal e-commerce Brasil para escrever sobre investimento em Marketing Digital, mas ele queria que meu foco fosse centrado em realizações e retorno sobre o investimento, sem focar em jargões, em soluções pré-existentes, cases conhecidos, marcas e fornecedores de mercado.
Bastante instigante esta tarefa para um articulista e palestrante, como eu, que adora mostrar as melhores práticas de mercado, onde as ferramentas e cases, fazem parte desse contexto. Mas vamos lá: O que ele quer saber efetivamente? Onde investir, quais canais, qual o retorno previsto? Quais são os degraus para isso?
Bem, para ser assertivo seria importante conhecer o negócio e quanto estaria disposto a investir, pois depende muito dos objetivos que a empresa precisa alcançar. Mas vamos falar de forma genérica sobre esses pontos.
Pra começar você precisa ter um e-commerce bem feito, simples, seguro, com boa usabilidade, com conteúdo específico, preço adequando e um ótimo checkout. Entendendo que isto já exista, como você deve divulgar ?
São várias as formas, mas dependendo do tamanho do seu negócio e quanto estaria disposto a Investir, eu partiria de um plano para que sua empresa apareça bem posicionada nos resultados dos buscadores e comparadores (SEO), pois continua sendo uma estratégia vencedora com baixo investimento. Outra forma é entrar em programa de afiliados, mas escolha bem e leia as probabilidades de retorno de cada sistema: