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Investir em mídia na web: qual o caminho para o e-commerce?

Esta semana recebi um incentivo de um leitor do Portal e-commerce Brasil para escrever sobre investimento em Marketing Digital, mas ele queria que meu foco fosse centrado em realizações e retorno sobre o investimento, sem focar em jargões, em soluções pré-existentes, cases conhecidos, marcas e fornecedores de mercado. Bastante instigante esta tarefa para um articulista e palestrante, como eu, que adora mostrar as melhores práticas de mercado, onde as ferramentas e cases, fazem parte desse contexto. Mas vamos lá: O que ele quer saber efetivamente? Onde investir, quais canais, qual o retorno previsto? Quais são os degraus para isso? Bem, para ser assertivo seria importante conhecer o negócio e quanto estaria disposto a investir, pois depende muito dos objetivos que a empresa precisa alcançar. Mas vamos falar de forma genérica sobre esses pontos. Pra começar você precisa ter um e-commerce bem feito, simples, seguro, com boa usabilidade, com conteúdo específico, preço adequando e um ótimo checkout. Entendendo que isto já exista, como você deve divulgar ? São várias as formas, mas dependendo do tamanho do seu negócio e quanto estaria disposto a Investir, eu partiria de um plano para que sua empresa apareça bem posicionada nos resultados dos buscadores e comparadores (SEO), pois continua sendo uma estratégia vencedora com baixo investimento. Outra forma é entrar em programa de afiliados, mas escolha bem e leia as probabilidades de retorno de cada sistema:
  • Criação e divulgação de vídeos;
  • Comprar Links patrocinados em Buscadores e comparadores;
  • Anúncios em Redes Sociais e sistemas de gerenciamento de publicidade;
  • E-mail marketing ainda funciona muito, dependendo do seu serviço e produto.
Além disso, integrar seu site com as redes Sociais é fundamental nesses dias em que seus clientes recomendam e compatilham suas preferências, mas atenção, precisa ser um diálago, deve haver uma interação com o cliente. Ter um WebChat e um blog corporativo, por exemplo, é um ótimo canal de atrair a atenção e comunicação. É importante no entanto, entender qual o retorno esperado com o Marketing Digital. Você quer vender mais? Precisa converter visitas em vendas? quer divulgar uma marca? Quer ser conhecido? Enfim, para uma boa estratégia, é preciso entender o objetivo principal da ação de marketing. Mas vamos simular um investimento simples e rápido: Imaginando que você tenha R$ 5.000,00 no mês de Maio para investir em Marketing Digital e precisa receber mais visitas em seu site e se tornar mais conhecido. Para essa simulação, você já dispõe de uma bom site, boa campanha, uma mensagem adequada, vendedora e assertiva, ótimas artes e boa identidade visual. Neste caso, eu distribuiria os recursos e faria nas seguintes etapas: 1) 25% em Links patrocinados e palavras chave em Buscadores; 2) 20% em anúncios bem segmentado nas Redes Sociais; 3) 20% em um bom programa de afiliados e/ou sistemas gerenciamento de publicidade; 4) 15% Para disparo de uma base de e-mail marketing; 4) 15% para desenvolver um job de SEO e melhorar a encontrabilidade do seu site; 6) 5% Banners em sites específicos e segmentados; Com este investimento feito, dentro das caracteríscas da simulação, acredito que seu site estaria impactando 3 milhões de vezes e teria um incremento efetivo de pelo menos 20.000 novas visitas únicas no site. Pois bem, é claro que uma ação de marketing Digital deve envolver uma pesquisa, planejamento, produção e muitas outras coisas. O que estou tentando demonstrar aqui é apenas um exercício para um pequeno negócio. Isso sem considerar a necessidade de ser auxiliado por uma boa Agência Digital para uma maior efetividade de qualquer campanha de marketing. Ninguém duvida que investir em Marketing Digital é um caminho sem volta, que o share no mercado publicitário aumenta a cada ano. Portanto a dúvida é muito pertinente, mas como tentei mostrar, a solução passa por analise de cada caso. Pense Nisso! @JoaoKepler