Logo E-Commerce Brasil

Intermediários de Pagamentos: o que são e como escolher

Por: Flávio Rodrigues Maciel

Especialista em e-commerce e marketing de conversão. Empreendedor de internet desde 2001, formado em TI e Marketing. Fundador da Sherlock Commerce - <a href="http://www.sherlockcommerce.com.br">Marketing de Conversão para E-commerce</a>.

Bandeiras dos meios de pagamentos

Também chamados de intermediadores ou facilitadores de pagamentos, o próprio nome já antecipa em parte o que fazem.

Eu os chamo de pacote completo para micro e pequenas lojas virtuais, pois basicamente oferecem o seguinte:

  • Diversos meios de pagamento sem complicação
  • Garantia contra fraudes
  • Capital de giro
  • Conciliação financeira simplificada

Intermediários não são gateways de pagamentos. Gateway é um outro tipo de sistema de pagamentos bem diferente, tratado neste artigo.

Principais características

Intermediários de pagamentos ajudam lojas virtuais da seguinte forma:

Meios de pagamento sem complicação   |   Diversos meios de pagamento online por cartão de crédito, débito online e boleto sem necessidade de realizar convênios com bancos e operadoras de cartão.

Implantação rápida com telas prontas  |   As diversas telas prontas de carrinho de compra e de checkout oferecidas tornam muito simples a implantação do sistema na loja virtual.

Compatível com inúmeras plataformas  |  Pela grande popularidade desses sistemas, praticamente qualquer tipo de plataforma de venda online oferece algum intermediário de pagamento pré-integrado ou um módulo pronto de fácil instalação.

Garantia contra fraudes   |   O próprio intermediário faz o controle de fraudes pela loja e assume os riscos de fraude de todas as vendas que forem aprovadas, reservando-se o direito de negar aquelas que considerar suspeitas.

Parcelamentos e capital de giro   |   Qualquer loja consegue vender em 12x no cartão de crédito e, mesmo assim, o valor é depositado em até 14 dias na conta do estabelecimento.

Conciliação financeira simplificada   |   O painel de controle do intermediário permite identificar com facilidade e de forma centralizada todos os pagamentos que foram aprovados e e todos os que foram depositados na conta do estabelecimento.

Quanto custam e como contratar

Todos estes serviços agregados possuem custos que se refletem na taxa por transação: 5,4% a 7% para vendas por cartão de crédito e 1,9% a 2,9% para vendas por boleto e débito.

Por outro lado, são sistemas muito fáceis de utilizar: você cria uma conta gratuitamente no site do intermediário, faz a integração com a sua loja (dependendo da plataforma, a integração já está pronta ou existe algum módulo para facilitar) e começa imediatamente a vender.

Para quem servem e para quem NÃO servem

Há muitos anos trabalhando especificamente com sistemas de pagamento, posso afirmar que as principais reclamações de quem usa intermediário de pagamentos são:

  1. Carrinhos abandonados por o pagamento ser realizado fora do site, com telas e cadastros adicionais
  2. Vendas perdidas por serem negadas pelo intermediário
  3. Taxas altas
  4. Demora na aprovação das vendas

Todo intermediário de pagamento padece destes mesmos problemas, inerentes ao seu modelo de negócio, que normalmente são percebidos ou agravados quando a loja virtual começa a crescer.

Por essas características, são a principal opção para lojas virtuais pequenas ou que precisam começar logo a vender, mas poucos adequados para lojas maiores que normalmente optam por um gateway de pagamento ou até pela integração direta com as operadoras.

Claro que esta não é uma regra, já que mesmo assim conheço lojas virtuais de maior porte que preferem intermediário e pequenas lojas que consideram um gateway mais adequado.

Como escolher

Intermediários de pagamentos, embora não sejam todos iguais, tem todos uma maneira de trabalhar muito parecida, o que facilita a comparação.

Ao escolher, além de comparar taxas e prazos de depósito, considere também os seguintes fatores:

  • Qual o prazo médio de aprovação dos pagamentos?
  • Qual a taxa média de reprovação de vendas?
  • Quão amigável ficará o checkout para o seu cliente?
  • Qual a eficiência e a agilidade do atendimento?

Principais intermediários de pagamentos

PagSeguro    Moip Paypal
MercadoPago

Há outras alternativas, mas prefiro destacar apenas os principais  e que são comprovadamente confiáveis.

E agora?

Entenda também como funcionam os gateways de pagamentos.

E lembre que você não é obrigado a pagar por um sistema de pagamentos se não quiser. Saiba como “economizar” criando seu próprio sistema de pagamentos.

Ficou alguma dúvida? Tem alguma contribuição para fazer? Comente e ajude a enriquecer este material.