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Inbound Commerce vs Remarketing - Onde está o maior ROI?

Por: Rodrigo Martucci

Rodrigo Martucci é formado pela Universidade de Massachusetts e possui mais de 10 anos de experiência com e-commerce e marketing digital nos EUA e no Brasil. É o CEO e fundador da Nação Digital, agência especialista em e-commerce e eleita a melhor agência digital do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Duas das maiores tendências com foco em conversão de vendas para e-commerce são o inbound commerce e remarketing. Vamos analisar de forma direta e prática, quais são os benefícios e falhas entre os dois e qual se encaixa melhor para a sua loja virtual. Se você ainda não começou a analisar a sua taxa de conversão, clique aqui para acessar a calculadora gratuita.

Remarketing – Prós e Contras
O remarketing já vem sido usado como ferramenta há algum tempo e consiste em mostrar anúncios relevantes para consumidores, baseado nos seus dados de navegação. Além dos anunciantes, os próprios consumidores ganham com isso, porque acabam vendo anúncios que os interessam. Você, sem dúvida, já viu muitos desses anúncios.

Prós do Remarketing
● A pessoa entra na sua loja virtual, mas é interrompida por fatores externos (chefe entrou na sala). O remarketing dá a chance de lembrá-la de voltar ao site.
● A pessoa coloca os produtos no carrinho, mas não faz login e abandona a compra. O remarketing é a única maneira de resgatá-la. Nesse caso, com anúncios dinâmicos.
● A possibilidade de testar, explorar e modificar rapidamente os anúncios.
● O CTR de anúncios de remarketing são em média 3X mais eficazes do que anúncios para pessoas que ainda não entraram no seu site

Contras do Remarketing
● Você pode estar mostrando anúncios para pessoas que já compraram com o seu concorrente. (Se você não fez o setup correto, as vezes ele já comprou o produto com você)
● Os anúncios podem parecer intrusivos e uma invasão de privacidade
● Os mesmos anúncios sendo mostrados repetidamente com muita frequência, podem encher o saco do consumidor

Inbound Commerce – Prós e Contras
O Inbound Commerce é uma metodologia relativamente nova, que surgiu em 2014 nos Estados Unidos, com o crescimento do Inbound Marketing. A ideia é usar estratégias de conteúdo para captar as informações do visitante, mesmo que ele não esteja pronto para comprar. Aí então são aplicadas táticas de automação para personalizar o conteúdo e conduzir o consumidor pelo funil de vendas, até que ele esteja pronto para comprar.

Prós do Inbound Commerce
● Todo o conteúdo de valor que é gerado para captar as informações do visitante permanece online perpetuamente, gerando um grande benefício orgânico (SEO) que irá render frutos por muito tempo
● A escolha entre fornecer ou não suas informações fica na mão do visitante, tornando todas as ações posteriores permissivas e não intrusivas
● A marca acaba se tornando referência como expert em seu mercado, através do conteúdo de valor
● Custa menos do que mídia paga a médio/longo prazo porque é baseada em meios mais escaláveis e baratos, como email, blog, sms, etc.

Contras do Inbound Commerce
● Não funciona a curto prazo. A estratégia é baseada em guiar o cliente no funil de vendas e por mais que ele venha a comprar mais no futuro, pode não ser tão rápido
● Demanda uma equipe altamente qualificada. Para uma campanha de sucesso, você vai precisar de uma equipe completa, extremamente analítica e capacitada no assunto
● Depende de sistemas especializados em automação e análise de dados. Essas ferramentas também trazem a necessidade de treinamento e adaptação

Resumindo
Inbound Commerce e Remarketing podem e devem co-existir dentro da estratégia do seu e-Commerce. O objetivo desse post era esclarecer que nenhum dos dois é perfeito e nem sempre eles vão funcionar pra você. Se você tiver que escolher entre os dois, o Inbound Commerce é melhor para produtos com ticket médio acima de R$200 e que geralmente têm um processo de compra estruturado (pesquisa, comparação de atributos, valores, etc..). Para compras com ticket médio mais baixo, que geralmente são compras de impulso, o remarketing é uma boa opção.