- Expõe e comercializa 20% de produtos que vendem mais, como fazem as lojas físicas e, além disso, expõe e comercializa os 80% de produtos que vendem menos;
- Trabalha estratégias de marketing digital a fim de aumentar cada vez mais a sua cauda longa, isto é, a lista de 80% de produtos que vendem menos, até que as suas vendas somadas superem a dos 20% de produtos que vendem mais.
O que é e qual é a importância da cauda longa para o e-commerce?
Long tail significa cauda longa e descreve a estratégia de varejo de se vender uma grande variedade de itens em pequenas quantidades.
O conceito foi popularizado por Chris Anderson, físico e escritor norte-americano, em um artigo na revista Wired em outubro de 2004, e é usado para designar nichos de mercado. O nome vem do formato do gráfico gerado por esta teoria, onde os produtos mais populares alcançam o topo, mas não são capazes de ocupar um espaço amplo no mercado, enquanto os nichos, apesar de pequenos, são infinitos.
Até antes do desenvolvimento da internet, as lojas físicas evidenciavam apenas os produtos mais vendidos, em um modelo de negócios que visava evitar o desperdício de espaço com itens de pouca saída. Com o surgimento da internet, nasceram as lojas online, para as quais o espaço não era problema.
Em resumo, uma loja virtual long tail:
Comentários