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Você está fazendo a gestão logística do jeito certo?

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

Você sabe como fazer a gestão logística do seu e-commerce? Pode parecer uma pergunta básica para quem já trabalha no e-commerce, mas na verdade ela esconde uma série de questões que devem ficar claras na cabeça do empreendedor. Como por exemplo, quais são as etapas que envolvem a logística e como fazer integrações mais inteligentes e que tornem o trabalho mais eficiente.

O que não é novidade para os lojistas virtuais, é que a logística representa uma fatia importante da satisfação do cliente durante a sua jornada de consumo online, e é na gestão logística que muitas vezes ocorrem abandonos de carrinho ou, caso a compra for efetivada, insatisfação com a compra. Confira!

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Processos que envolvem a logística 

Uma definição breve e clara sobre o que é logística: “Logística é um conjunto de métodos e meios destinados a entregar o produto correto, no local correto e no tempo determinado”. É simples, mas na prática a logística envolve 5 etapas distintas:

  1. Recebimento de mercadorias
  2. Movimentação de cargas
  3. armazenagem
  4. Separação e etiquetagem
  5. Envio da mercadoria e rastreamento

Quando o consumidor compra online ele está depositando a sua confiança na empresa escolhida, afinal, ele paga pelo produto antes mesmo de ver ou receber. Ele só fica tranquilo com a escolha da sua compra no momento em que tiver em mãos o produto adquirido, e este é um momento crucial, pois é ali que ele verifica se corresponde ao item que ele comprou pela imagem e descrição virtuais do anúncio.

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Organização é fundamental

Com a experiência de consumo em evidência, é muito importante para todas as empresas pensar na sua gestão de logística no e-commerce.

Nesta fase o lojista passa a administrar também a ansiedade do consumidor para que a mercadoria chegue logo, o que é normal, e por isso uma ferramenta que é importante para o relacionamento com o cliente e manter ele ativo com o status da entrega é o rastreamento.

Muitas compras online acabam em carrinhos abandonados, e isso por que na maioria das vezes é alguma informação relacionada a logística que não faz o cliente fechar a compra. Os motivos costumam variar entre informações sobre a entrega mal esclarecidas, prazo de entrega muito demorado e principalmente, o preço de frete muito caro. E mesmo quando a compra é finalizada, a experiência do cliente passa a não ser tão positiva caso algum problema ocorra durante o processo de logística de entrega do produto.

Como um ERP pode ajudar na logística de e-commerce?

Assim como em outras atividades de gestão, um ERP pode ajudar o empreendedor e desempenha um papel muito importante na logística, para que o negócio supere os desafios dos processos logísticos enquanto organiza também seus processos internos. O ERP entra como protagonista para as seguintes etapas da logística:

  • Controle de estoque:

    Esta etapa envolve desde o gerenciamento do catálogo de produtos, sincronização do estoque em todos os canais de venda e lançamento de estoque por meio de notas fiscais de compra e venda.

  • Integrações logísticas:

    Ele também é uma ferramenta importante para integrar o seu negócio com os Correios, diversas opções de transportadoras e gateways de frete. Através das integrações logísticas, é possível também fazer a cotação dos fretes, considerando prazo e preço, emitir etiquetas de identificação dentro dos padrões estabelecidos e de forma automática, gerar remessas e solicitar coletas, gerar código de rastreamento e acompanhar o trajeto da entrega.

Se o caso for a venda através de algum marketplace que já oferece serviço logísticos, o ERP ainda pode auxiliar na sincronização dos registros logísticos, ou seja, ele sincroniza as informações da plataforma de entrega com o seu sistema.

O sistema de gestão ajuda a descomplicar o processo de envio de produtos, tornando ele mais rápido, o que resulta em maior satisfação do cliente com a compra na sua loja. É natural que os negócios do nosso tempo trabalhem com diversos formatos de envio, mas é preciso essa organização automatizada para que tudo ocorra dentro do planejado, unificando os controles.

Atente na escolha do seu ERP para que haja essa integração aos operadores logísticos para que a unificação da gestão promova maior alcance do seu negócio e isso gere resultados em vendas e novos clientes.