Planejamento de negócio
Quando iniciamos um novo negócio, cheio de ideias novas, pessoas novas, lotado de gastos e clientes variados, precisamos nos planejar para que as coisas cresçam de maneira adequada, certo? Porém, alguns empresários e donos de e-commerces costumam praticar o planejamento de um negócio apenas no surgimento de sua empresa, mas ele é constante e necessário. Se planejar significa ter sempre uma análise geral e criar métodos de acompanhamento. Esses que se adaptam de acordo com a proposta da sua gestão e precisam de revisão/alterações recorrentes para manter a efetividade de seus dados. O caminho é não viver em reação, mas na ação. Por isso, se planejar com antecedência não é sinal de insegurança, mas preparação para transformar dificuldades em oportunidades. Você sabe realmente para quem você direciona seu negócio? Um dos principais passos para saber como lidar e conduzir uma gestão é conhecer o produto e para quem ele de fato encaixa (público-alvo).Reconhecendo o público-alvo
No caso dos produtos, uma análise do mix dos itens que você apresenta para seus clientes corresponde à essa ideologia de operação. Quais são seus produtos mais fortes e mais fracos? Quais correspondem com determinada data? Todos esses questionamentos são válidos e trazem a reflexão sobre essa peça fundamental no seu negócio. Já na análise do público-alvo, é preciso entender diversos aspectos — desde processos bem anteriores ao fechamento da compra. Pode ser, por exemplo, uma forma de pesquisa utilizada pela clientela.- como eles costumam comprar;
- produtos relevantes em sua visão;
- serviços que são levados em conta (como um bônus) para concluir a venda.
Observar a saúde do negócio
Primeiramente, no caso da saúde comercial, vale consumir conhecimento do mercado, como a forma como os canais podem atender suas necessidades ou a rentabilidade que determinadas ações podem gerar. Tudo isso irá ajudar no planejamento geral de seu e-commerce. Já na saúde financeira, o olhar deve estar fixo nas despesas e na forma como elas influenciam os demais setores, atrelado ao controle real de fluxo de caixa em comparação à gestão orçamentária. Isso é fundamental para criar um conceito de desenvolvimento saudável da gestão. E afeta, consequentemente, outros serviços, como controle de estoque e frete, que resultam em uma boa margem de contribuição. Ter controle de seu e-commerce parte de outros princípios fora o de faturar e manter o ganho de dinheiro. Conhecer de fato o seu negócio, desde suas fraquezas e pontos fortes provam uma boa gestão e uma brecha maior para um controle financeiro mais adequado. E, repetindo a frase citada durante o artigo: não viver em reação, mas na ação.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.b