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Dicas para gerenciamento de vendas e estoques no e-commerce

Por: Claudia Mualim Fajuri

Head of Content Execution & Retail Relations na Intellibrand. Conhecimento de Marketing Digital, Integrações e Automatização de Processos Colaborativos entre Indústria e Varejo.

O gerenciamento de um e-commerce envolve aspectos como investimento, logística, planejamento, suporte, conteúdo, vendas e muitos outros. Mas, sem dúvidas, uma das tarefas mais importantes é o gerenciamento do processo completo de vendas e estoque, visto que a atividade não afeta apenas a organização do trabalho como também contribui diretamente para o aumento dos lucros de um varejista.

Segundo um levantamento da Cupom Válido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, estima-se um crescimento de 20,73% ao ano até 2025.

Conheça três dicas essenciais para o e-commerce que auxiliam no gerenciamento de vendas, gestão de estoque e insights.

Ou seja, diante de oportunidades dessa magnitude, estoque parado significa prejuízo. No entanto, não existe mágica para vender mais se o produto está indisponível no estoque. Em um mundo cada vez mais online, a atividade está relacionada também com a eficiência, ponto importante para a satisfação e a fidelização do cliente que não ficam completas se há ruptura.

E quem busca a resposta para conduzir essa gestão da melhor forma vai encontrá-la na tecnologia. Por isso, separei três dicas essenciais para o e-commerce que auxiliam no gerenciamento de vendas, gestão de estoque e insights. Detalho a seguir.

Ferramentas de gestão

Como citei acima, são diversas camadas de necessidade para um bom gerenciamento do e-commerce, e existem ferramentas de gestão que facilitam a rotina, automatizando algumas funções essenciais.

Em linhas gerais, uma solução para gerenciamento de vendas e estoques tem por finalidade facilitar a organização e o bom funcionamento desses departamentos, contribuindo para a agilidade na tomada de decisões assertivas ao gerar até insights importantes para o planejamento e as metas do seu negócio. Com a “casa em ordem”, fica mais fácil e eficiente a atuação das áreas de produção e também de vendas, garantindo a satisfação do cliente e o aumento nos lucros.

Por exemplo, o acompanhamento diário das vendas proporciona inúmeros benefícios para o varejista e para a indústria, como melhoria na performance com base na provisão adequada de estoques e no combate à perda de vendas com conhecimento sobre a origem de rupturas. A depender do volume de transações, manualmente essa é uma atividade trabalhosa e passível de erro humano. Já com plataformas integradas, além de minimizar os riscos, é possível acompanhar o cálculo dos indicadores em tempo real.

Dessa forma, o varejista e seus fornecedores conseguem avaliar em poucas visões o resultado de vendas diárias, o número de pedidos faturados, o ticket médio praticado, o comportamento de giro semanal e a composição da cesta de produtos.

Algoritmo modelado para previsão de demanda do e-commerce

Utilizamos técnicas de advanced analytics (modelos estatísticos) e machine learning na modelagem de algoritmos para prever a demanda dos produtos no e-commerce.

Com base no movimento registrado e no cruzamento de dados relacionados ao mercado e ao comportamento dos clientes da categoria, incluindo sazonalidades, é possível calcular uma previsão de demanda.

Esse olhar futuro sem precisar “pagar para ver” serve, por exemplo, para provisionar e melhorar a disponibilidade de produto em estoque ou ainda para orientar a decisão de impulsionar ou não a demanda a partir de estratégias promocionais e investimentos. Nesse sentido, prefira sempre ferramentas que propiciem as seguintes visões:

  • Venda esperada: trata-se da venda sem nenhuma ação específica. Mostra a série normal de vendas-base no período.
  • Venda estimulada: é a venda que teve um impulsionador, que fez aumentar o giro, reproduzindo o melhor momento do produto na loja.
  • Sugestão de estoque: é a extrapolação da maior venda possível da loja, evitando perda de vendas e rupturas.

Dados para geração de insights

Os principais processos do consumo são gerenciados por meio de indicadores operacionais e executáveis. Isso significa que, para se destacar da concorrência e para atrair e fidelizar consumidores (tanto para o e-commerce quanto para a marca), é preciso gerar uma boa experiência de compra, o que hoje pode ser balizado por dados.

Com o auxílio da ferramenta certa, os dados conseguem gerar insights importantes em torno das ocorrências de perdas de vendas, dos indicadores de ruptura, das sugestões de abastecimento e até da classificação potencial de vendas médias ajustadas de cada produto na loja online.

Dessa forma, o gerenciamento de vendas e estoques contribui para avaliar se as estratégias digitais estão surtindo o retorno desejado. Além disso, permite o diagnóstico da necessidade ou não de mudar a estratégia de vendas.

A gestão ajuda ainda a identificar quando um produto está sendo bem aceito ou ainda se as buscas das palavras-chave das indústrias parceiras do varejista retornam competitivamente na gôndola virtual.

Realizando esse tipo de monitoramento das vendas online, varejos e indústrias podem trabalhar juntos em prol das metas planejadas diariamente. Isso permite ainda atuar em uma visão espelhada dos indicadores de vendas e conteúdo, garantindo também a oferta da “loja perfeita” na jornada de compra do consumidor e na disponibilidade de produtos.

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